Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 22 de novembro de 2020

Guiné-Bissau – Denunciado incumprimento dos Direitos das Crianças

 

Bissau – O coordenador da Coligação das Organizações da Defesa dos Direitos das Crianças (CODEDIC) denunciou o incumprimento dos Direitos das Crianças na Guiné-Bissau.

“A Guiné Bissau até aqui não cumpriu com as suas obrigações sobre os Direitos das Crianças no país”, afirmou o coordenador da Coligação das Organizações da Defesa dos Direitos das Crianças, Aladji Tanzigora.

Tanzigora falava à Rádio “Capital FM”, no âmbito das celebrações do 31º aniversário da Convenção sobre os Direitos das Crianças, que se assinala hoje em todo mundo em homenagem aos menores.

Disse que, segundo o relatório apresentado recentemente em Adis Abeba pela organização que dirige sobre a implementação da Carta Africana dos Direitos e Bem Estar das Crianças, 44 por cento das crianças com idade escolar estão fora do sistema e 55 por cento das mulheres não têm acesso ao Centro de Saúde ou hospital para realizar parto normal.

Acrescentou que as crianças guineenses estão expostas à violência em todos os níveis.

“Quero dizer que Codedic e outras organizações   que intervém em matéria de promoção e proteção das crianças estão sempre preocupadas com a situação das crianças no país.  As crianças guineenses estão expostas a todo o tipo e formas de violência, sobretudo no que tem a ver com a exploração, o assédio sexual, a negligência, discriminação, assim como a insuficiência de acesso a educação e centros de saúde”, revelou.

A Guiné-Bissau ratificou a Convenção dos Direitos das Crianças em 1990, e esta convenção foi adoptada pelas Nações Unidas em 1989.

As Nações Unidas reconhece o dia 20 de novembro como o Dia Mundial da Criança, por ser a data em que foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos das Crianças, em 1959, e a Convenção dos Direitos das Crianças em 1989. In “Agência de Notícias da Guiné” – Guiné-Bissau


Sem comentários:

Enviar um comentário