Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 15 de novembro de 2020

Cabo Verde – Instituto do Património Cultural apresenta catálogo do Inventário do Património Cultural Imaterial de Ribeira Grande de Santiago

 


Cidade da Praia – O Instituto do Património Cultural (IPC) apresenta esta segunda-feira, 16, o catálogo do Inventário do Património Cultural Imaterial (PCI) da Ribeira Grande de Santiago, um documento que figura como um dos produtos do inventário de base comunitária.

Este inventário, realizado nas comunidades de Calabaceira, Salineiro e Centro Histórico do concelho da Ribeira Grande de Santiago, segundo uma nota do IPC, remata a importância da Ribeira Grande de Santiago no contexto mundial, enquanto sítio histórico e património da humanidade.

“O inventário, organizado em colaboração com a Unesco Dakar e a secção do Património Cultural Imaterial da Unesco, almejou ser uma primeira etapa no processo de reconhecimento do papel das comunidades como obreiras no processo de salvaguarda do património local, capacitando-as para a elaboração e prática do inventário do seu património cultural imaterial”, informou.

Esse conjunto manifesta-se em domínios como tradições e expressões orais, incluindo a língua, enquanto vector de transmissão, artes do espectáculo, práticas sociais, rituais e eventos festivos, conhecimentos e práticas relacionadas com a natureza e as aptidões ligadas ao artesanato tradicional.

“O catálogo sistematiza as informações mais expressivas do inventário e pretende consciencializar as comunidades locais para a importância do património imaterial enquanto identidade partilhada, que as conecta aos seus antepassados e deve ser legada às gerações vindouras, criando uma ponte passado-presente-futuro, passível de potenciar o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida dos locais”, precisou.

Depois desta inventariação, cabe agora à direcção do património imaterial do IPC a responsabilidade de empreender as medidas de salvaguarda, visando a viabilidade e revitalização do património imaterial nos seus diferentes aspectos. Isto é, através do processo de inventário tendo em vista a sua classificação, salvaguarda e, no plano internacional, a inscrição de bens culturais nacionais na Lista Representativa da Unesco.

Além da caracterização dos domínios e tipologias das manifestações dos PCI, no catálogo realizado nas três comunidades pertencentes ao município de Ribeira Grande de Santiago, também foram identificados os que se encontram em risco e estipuladas as potenciais medidas para a sua salvaguarda.

Este inventário enquadra-se na estratégia global da UNESCO de reforço das capacidades dos países para implementação da Convenção de 2003, em particular, o programa “Reforço das capacidades dos países lusófonos da África para implementação da Convenção de 2003”.

A apresentação do referido catálogo será feita pela directora do Património Imaterial, Sandra Mascarenhas, através de um ‘live’ na página do Facebook do IPC. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário