Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Timor-Leste – Prepara produtos com potencial económico e cariz histórico para a Expo Dubai 2021

 

Díli – O Ministro do Turismo, Comércio e Indústria (MTCI), José Lucas do Carmo, disse hoje que a equipa do seu ministério ainda está a proceder à seleção dos produtos com potencial económico e cariz histórico a serem apresentados na exposição internacional que terá lugar entre 2021 e 2022, no Dubai.

“O Ministério do Turismo, Comércio e Indústria identificou já todos os produtos económicos e históricos. Por isso, o ministério efetuará a seguir o processo de seleção por meio de uma competição no sentido de procurar e identificar produtos de origem e únicos, antes da mostra na Expo Dubai de 2021”, disse o governante à Agência TATOLI, após o término do encontro com os deputados da Comissão F, que trata dos Assuntos de Saúde, Educação e Assuntos Socias, no Parlamento Nacional.

O Presidente da Autoridade da Expo Dubai afirmou ainda que a decisão na escolha dos melhores produtos partiu do próprio Ministro do Turismo, Comércio e Indústria.

O governante destacou ainda que, antes da exposição de todos os produtos selecionados no certame que irá decorrer na Expo Dubai, Timor-Leste está a ultimar os últimos pormenores para a seleção dos produtos, nomeadamente da baunilha, coco, mel, alimentos em bambu (tukir), tais e café.

Segundo José Lucas do Carmo, o ministério considerou de importância vital a venda de produtos orgânicos não contaminados por químicos.

O governante adiantou ainda que uma equipa afeta ao MTCI selecionará, na próxima semana, todos os produtos já identificados de cada município, incluindo da Região Administrativa Especial Oé-Cusse Ambeno (RAEOA).

O dirigente frisou, por outro lado, que o Governo alocará um milhão de dólares americanos para 2021 a fim de apoiar toda a fase de preparação a cargo do ministério com vista à participação de Timor-Leste na Expo Dubai.

O governante acrescentou que a Comissão Organizadora da Expo Dubai de 2021 disponibilizará o alojamento em unidades hoteleiras e pavilhões para armazenar todo o material bem como bilhetes para os VIP.

A Exposição do Dubai terá lugar entre os dias 01 de outubro de 2021 e 30 de abril de 2022.

Recorde-se que o MTCI procedeu, na semana passada, ao lançamento da Pré-Expo Timor-Leste a caminho do Dubai, que decorreu no Centro de Convenções de Díli, sob o lema “Oportunidade de Timor-Leste na Expo Dubai”, iniciativa a cargo do Comissário Geral da ANED-TL, Manuel Vong. Domingos Freitas – Timor-Leste in “Tatoli”


Sem comentários:

Enviar um comentário