Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 17 de novembro de 2020

Japão - Governo japonês pretende eliminar carimbos pessoais de tinta

O Executivo japonês lançou uma campanha contra os “hanko”, carimbos pessoais de tinta que estampam todo o tipo de documentos, desde recibos de mercadorias a certidões de casamento. Porém, a sua marca na sociedade será difícil de apagar por completo



Procurando acelerar a transição para uma sociedade digital, o novo Primeiro-Ministro japonês, Yoshihide Suga criticou os pequenos carimbos que afectam o avanço do teletrabalho durante a pandemia, uma vez que obrigam muitas pessoas a ir aos escritórios para carimbar os documentos.

Estes carimbos estão presentes no Japão há quase 2.000 anos e eram usados pela nobreza em toda a Ásia.

Takahiro Makino, que fabrica “hanko” de alta qualidade, com diminutos caracteres sino-japoneses gravados a mão, duvida que o seu ofício venha a acabar. “Não precisamos de usar coisas que já não são necessárias, mas um objecto valioso sobreviverá sempre”, declarou à AFP o homem de 44 anos.

Na sua oficina em Tóquio, Makino começa por pintar com tinta preta num quadrado de madeira o nome da pessoa ou empresa, que aparecerá no carimbo. Depois, com extremo cuidado, usa um buril.

“Embora seja utilizado o mesmo tipo de letra, cada carimbo é diferente, porque cada artesão dá um toque, ajustando às necessidades do cliente”, explicou.

Os carimbos ornamentados custam centenas de dólares. Com frequência, os pais oferecem “hanko” aos filhos quando atingem a maioridade. Há versões mais baratas à venda em diversas lojas para uso diário.

Taro Kono, ex-ministro da Defesa, responsável desde Setembro pela reforma administrativa do Japão, lidera a campanha anti-hanko, opondo-se ao uso sistemático da peça nos ministérios. Como exemplo, citou um documento que necessitou dos carimbos de mais de 40 pessoas para validar uma decisão.

Os apelos do governo contra a burocracia parecem dar alguns frutos: a agência nacional de polícia anunciou que acabará com a exigência do “hanko” a partir do próximo ano. O grupo industrial Hitachi também aderiu e pretende proibir os carimbos em documentos internos até Março de 2022.

Contudo, esta batalha cultural pode ser longa. “Uma vez pediram-me para colocar o meu carimbo num papel, que fizesse um scan e enviasse por e-mail”, contou Sayuri Wataya, 55 anos, funcionário de uma editora. In “Jornal Tribuna de Macau” – Macau com “Agências Internacionais”

Sem comentários:

Enviar um comentário