Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Guiné-Bissau – Acordo de cooperação nas áreas do trabalho e segurança social com Portugal

 


As ministras do Trabalho e da Segurança Social de Portugal e da Guiné-Bissau assinaram na passada terça-feira, um memorando que tem como um dos objetivos a formação profissional dos trabalhadores guineenses em várias áreas.

Em declarações à Lusa, Maria Celina Tavares afirmou que vai levar tudo que pretendia, desde formação à ação profissional de quadros guineenses, passando pela criação de um centro de documentação de emprego, onde haverá todo o tipo de produtos expostos para os jovens à procura de trabalho.

A governanta guineense adiantou que, na área da formação profissional, o ministério português comprometeu-se a dispensar formadores, para se deslocarem à Guiné-Bissau e darem formação no país aos trabalhadores guineenses em várias áreas.

Para já Celina Tavares não adiantou o número dos formadores, nem dos trabalhadores guineenses a abranger.

Já a ministra portuguesa, Ana Mendes Godinho, o objetivo é Portugal assumir uma parceria com a Guiné-Bissau na formação profissional, proteção social e relações laborais.

A portuguesa adiantou à agência Lusa, que do memorando assinado o executivo português comprometeu-se a ajudar na capacitação dos recursos humanos da Guiné-Bissau.

Ana Mendes Godinho explicou ainda, que está a ser feito um trabalho de identificação das áreas, cujas algumas das prioridades serão a capacitação de recursos humanos para o aproveitamento dos recursos naturais do país, entre as quais agricultura e áreas tecnológicas.

No encontro, falou-se na possibilidade de Portugal disponibilizar formadores para a área da Segurança Social, partilha de conhecimento e experiência sobre o sistema em si de proteção social, a sua sustentabilidade e organização, assim como no segmento da fiscalização do trabalho.

Durante a sua permanência em Portugal, que se prolonga até hoje, dia 27, Maria Celina Tavares reuniu-se ainda com responsáveis da Autoridade para as Condições de Trabalho e com a Direção-Geral de Estudos e Planeamento do Ministério do Trabalho e Segurança Social portugueses.

Da agenda, segundo o comunicado, divulgado na Guiné-Bissau, constam "outros encontros na perspetiva de estreitar os laços de cooperação entre os dois países". In “Bissau On-line Facebook” – Guiné-Bissau com “Lusa”


Sem comentários:

Enviar um comentário