Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Timor-Leste - Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia forma 30 professores universitários em metodologia de investigação

Díli – O Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia (INCT) promove uma formação em metodologia de investigação destinada a 30 professores investigadores de diferentes universidades públicas e privadas em Timor-Leste.



O Presidente do INCT, José Cornélio Guterres, revelou que a iniciativa irá decorrer entre os dias 23 e 27 de novembro deste ano e tem como objetivo principal dotar os docentes de novas competências e de ferramentas úteis para a realização de investigações e prossecução de projetos.

“O INCT concedeu fundos aos professores para que possam aproveitar esta formação e mais tarde aplicar tudo o que aprenderam na pesquisa. Esta tarefa é bastante complicada, pelo que os professores têm de adquirir mais conhecimentos nesta área”, afirmou.

O responsável afirmou, de igual modo, que a formação é um trampolim para que os docentes possam dar continuidade aos seus estudos superiores, nomeadamente aos cursos de mestrado e de doutoramento na área da pesquisa.

Segundo José Cornélio, entre as várias temáticas abordadas durante a formação, os participantes terão oportunidade de conhecerem melhor os métodos descritivos e de avaliação analítica, qualitativa e quantitativa.

“Os docentes vão poder praticar alguns dados através do software. Vão aprender a efetuar a recolha e análise dos dados”, adiantou.

José Cornélio acrescentou que esta iniciativa conta com a participação de 13 formadores doutorados provenientes da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), Instituto Superior Cristal, Universidade da Paz (UNPAZ) e do Instituto Empresarial (IOB, em inglês).

“Os formadores são doutorados e com uma vasta experiência na realização de investigações em diversas agências internacionais”, concluiu.

Já os que participam na formação, são todos professores oriundos de 18 universidades públicas e privadas em Timor-Leste. Nelia Fernandes – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário