Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Guiné-Bissau - ONU-Habitat promove a implementação da Nova Agenda Urbana

Este instrumento pode ajudar a erradicar a pobreza e promover o desenvolvimento económico do país. O coordenador do ONU-Habitat fez a declaração durante a campanha de saneamento básico “Campeonato do Lixo”, onde oito grupos disputam o prémio do “Bairro mais Limpo de Bissau”



O Programa das Nações Unidas para os Povoamentos Humanos, ONU-Habitat afirmou que a Guiné-Bissau precisa de implementar a Nova Agenda Urbana como parte do projeto de mais desenvolvimento.

A nação africana ratificou o documento comprometendo-se com as medidas. O acordo resultou da Conferência Mundial sobre a Habitação e Desenvolvimento Urbano realizada em 2016 no Brasil.

Compromisso

A Nova Agenda Urbana está ligada ao Objectivo do Desenvolvimento Sustentável 11 que prevê tornar as cidades e povoamentos humanos mais inclusivos, seguros e resilientes. Falando à ONU News, em Bissau, o coordenador do Programa do ONU-Habitat no país, Edinilson Augusto da Silva, disse que gostaria que a questão da urbanização constasse das prioridades do governo.

“Porque acreditamos que pode constituir um motor de desenvolvimento económico e contribuir para a erradicação da pobreza. Foi elaborado recentemente a política nacional de desenvolvimento e o programa onde de alguma forma esses elementos foram colocados, a nossa vontade era de ter mais informação em relação à questão de urbanização”.

Edinilson Augusto da Silva realçou o papel da urbanização no desenvolvimento sustentável e disse que a Agência está disponível para continuar a dialogar com o governo e a colocar-se à disposição destas ferramentas que possam ajudar a descortinar a questão. 

Limpeza

A conversa com o coordenador do ONU-Habitat coincide com a realização do Campeonato de Limpeza que ocorre em oito bairros de Bissau. A parceria de saneamento básico envolve a agência, a sociedade civil, a ONG, “Homens Novos”, e insere-se no âmbito dos esforços de erradicação da Covid-19. 

“Entendemos que o saneamento é um componente forte que pode, na lógica de prevenção, prevenir-nos de várias doenças de que somos vulneráveis. Substituímos a bola pela atividade de limpeza. São escalados dois jogos, por fim de semana, onde os bairros vão competir com base em critérios previamente estabelecidos”.

Tratando-se de uma atividade pioneira, Adinilson Augusto Gomes afirma que ela possa provocar uma mudança de comportamento das pessoas, não só face às ameaças do coronavírus, mas também da malária e diarreia.

“A ideia é que os habitantes de Bissau e outras regiões do país tenham uma atitude proativa em relação ao saneamento básico para reduzir as referidas vulnerabilidades, e a expectativa é que se estenda para outras regiões e cidades do país”. O facto estaria a ser atrasado por constrangimentos de ordem económica”.

Gestão de fundos

O torneio, que decorre até dezembro, inclui atividades de sensibilização e reforço de capacidades sobre o tratamento do lixo. Os materiais de limpeza que vêm sendo utilizados foram mobilizados, em parte, pelo ONU-Habitat.

São escalados dois jogos por semana, os bairros competem com base em 12 critérios preestabelecidos e sob um olhar atento de um júri. Entre os critérios de limpeza figuram a: evacuação de águas fluviais, facilitação do acesso pedestre, arborização, uso de máscara e instalação de postos de lavagem das mãos.

O ONU-Habitat presta assistência técnica ao Governo da Guiné-Bissau na implementação do Quadro do Desenvolvimento Especial que visa facilitar a execução de políticas que convergem para o desenvolvimento mais equilibrado do país.

Outra meta do projeto é gerar dados e informações confiáveis que possam ser usados no processo de planificação. A meta é permitir ao governo acompanhar as atividades no terreno para investir os fundos disponíveis nas cidades e regiões onde sejam mais rentáveis e necessários, evitando assim a disparidade na distribuição dos recursos e o desperdício. ONU News – Nações Unidas

Sem comentários:

Enviar um comentário