Chegou a Lisboa, no passado
dia 22 de Outubro de 2015, o novo Navio de Investigação do Estado Português
designado “ MAR PORTUGAL”. Este navio foi adquirido pelo Instituto Português do
Mar e da Atmosfera (IPMA, I.P), após um concurso público internacional, pelo
valor de 7,9 M€ no âmbito do Mecanismo de Financiamento do Espaço Europeu,
programa EEA Grants operado, neste particular, pela Direção Geral de Política
do Mar. O Navio anteriormente designado “Kommandor Calum”, tinha bandeira do
Reino Unido e era pertença da companhia Escocesa Hays Ships.
O navio encontra-se atracado
em Alcântara na Doca do Espanhol e foi neste lugar que se deu à passagem da
Bandeira do Reino Unido para a Bandeira Portuguesa e a pintura do novo nome:
“MAR PORTUGAL” no casco.
O Navio inicialmente
construído como navio de defesa e salvamento submarino foi convertido em 2013,
pela Hays Ships, como navio de investigação e “survey” para águas profundas
seguindo os padrões mais exigentes da indústria, apresentando um certificado de
classe emitido pela Loyds. Na conversão foram modificadas e construídas
acomodações segundo as normas da Maritime Labour Convention e adicionados, um
sistema de posicionamento dinâmico (DP), aparelhos de força, gruas e pórticos,
bem como compressores para sistemas de sísmica de reflexão, tornando-o um navio
particularmente orientado para operações de geofísica e operações com veículos
remotos. Desde a conversão tem operado a uma escala global. Em 2014 navegou no
ártico russo, no mar do norte, no Atlântico e no Mediterrâneo.
O Navio tem 75 m de
comprimento por 15 m de largura, apresenta um calado de 4,5 m. Tem lugar para
30 investigadores e equipas técnicas e 16 tripulantes e tem uma autonomia de 40
dias. Na configuração atual está capacitado para a realização de operações
geotecnia marinha, oceanografia, operação com ROV’s (“remotely operated
vehicles”) e levantamentos geofísicos.
Inicia-se agora a segunda
fase do projeto que envolve a transformação do navio para permitir operações de
pesca de arrasto, construção de um laboratório seco e um túnel de congelação e
envolverá o lançamento de um novo concurso internacional. O projeto no valor
total de aproximadamente 13 M€ estará concluído no decurso de 2016. Instituto
Português do Mar e da Atmosfera - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário