Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 3 de outubro de 2015

Bélgica – Porto de Antuérpia investe para melhorar serviços

O Porto de Antuérpia, na Bélgica, tem alocado esforços no desenvolvimento sustentável do complexo, por meio de ações que agregam valor, defendem a posição competitiva do porto e cuidam do meio ambiente. Considerado um dos principais portos da Europa, o complexo conta com um calado que permite a operação dos maiores navios porta-contentores do mundo. Recentemente, inclusive, o segundo maior navio porta-contentores em todo o mundo, o MSC Zoe (19,224 TEU), atracou por ali.

Conectado com destinos no exterior, tendo serviços diretos para 1300 portos em todo o mundo, o Porto de Antuérpia, segundo a própria autoridade portuária, tem a maior frequência de serviço de contentores diretos semanais em 5 das 6 zonas de navegação, entre as quais a América Latina, de todos os portos europeus. Quanto às cargas fracionadas, o porto, hoje, tem a maior cota do mercado europeu. Porém, para se destacar na concorrência no mercado mundial, as empresas têm recorrido, ali, a uma cadeia de fornecimento sustentável, flexível e eficiente, em que todas as pontas da cadeia devem desempenhar um papel decisivo. Isso, na prática, significa que há um foco na gestão da infraestrutura, com pontes, cais, bem como estradas que dão acesso ao porto.

Um bom exemplo dos esforços do Porto de Antuérpia para otimizar cadeias de suprimentos de seus clientes é o fato de que o porto está avançando nas condições para a navegação interior e para o transporte ferroviário. O objetivo disso é transformar o transporte do complexo ainda mais eficiente e ágil. Segundo a autoridade portuária, as medidas incluem investimentos em infraestrutura para um aumento da capacidade de transporte e em melhorias de processo para uma maior eficiência. Por último, mas não menos importante, o Porto de Antuérpia tem facilitado o acesso a serviços intermodais e aumentado a frequência dos serviços intermodais com centros econômicos estratégicos existentes na Europa para garantir uma conectividade otimizada. “A cooperação com muitos terminais e portos de navegação interior, como Duisport, é parte deste esforço de transferência modal. Trens e barcaças já respondem por 51% de todos os transportes de carga que passam através da porta e a meta é aumentar este percentual para 60% até 2030”, afirma a autoridade.


Para continuar crescendo, a autoridade portuária de Antuérpia adianta que, dado o crescimento na movimentação, serão investidos 10 mil milhões de euros em projetos que contemplam um novo túnel ferroviário com 16,2 km de extensão, que tem capacidade de transportar 109 trens de carga com uma rota direta livre de congestionamento para a Alemanha, França e Países Baixos. Além disso, tem o plano desenvolvimento da doca Deurganck, que conta com um cais com capacidade de 11 milhões de Teus. O terminal será equipado com 39 guindastes de cais até 25 recipientes de largura e 200 carros-pórticos. Com um comprimento de 2,600 m e uma largura de 450 m, é maior do terminal de contentores na Europa. Também tem projetos em torno do porto, que incluem o aumento das pontes sobre uma grande hidrovia para Antuérpia, o Canal Albert, para permitir barcaças com 4 camadas de recipientes para chegar ao porto de Antuérpia, além de outras medidas. Andrezza Queiroga – Brasil in “Guia Marítimo”

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