O Porto de Antuérpia, na
Bélgica, tem alocado esforços no desenvolvimento sustentável do complexo, por
meio de ações que agregam valor, defendem a posição competitiva do porto e
cuidam do meio ambiente. Considerado um dos principais portos da Europa, o complexo
conta com um calado que permite a operação dos maiores navios porta-contentores
do mundo. Recentemente, inclusive, o segundo maior navio porta-contentores em
todo o mundo, o MSC Zoe (19,224 TEU), atracou por ali.
Conectado com destinos no
exterior, tendo serviços diretos para 1300 portos em todo o mundo, o Porto de
Antuérpia, segundo a própria autoridade portuária, tem a maior frequência de
serviço de contentores diretos semanais em 5 das 6 zonas de navegação, entre as
quais a América Latina, de todos os portos europeus. Quanto às cargas
fracionadas, o porto, hoje, tem a maior cota do mercado europeu. Porém, para se
destacar na concorrência no mercado mundial, as empresas têm recorrido, ali, a
uma cadeia de fornecimento sustentável, flexível e eficiente, em que todas as
pontas da cadeia devem desempenhar um papel decisivo. Isso, na prática,
significa que há um foco na gestão da infraestrutura, com pontes, cais, bem
como estradas que dão acesso ao porto.
Um bom exemplo dos esforços
do Porto de Antuérpia para otimizar cadeias de suprimentos de seus clientes é o
fato de que o porto está avançando nas condições para a navegação interior e
para o transporte ferroviário. O objetivo disso é transformar o transporte do complexo
ainda mais eficiente e ágil. Segundo a autoridade portuária, as medidas incluem
investimentos em infraestrutura para um aumento da capacidade de transporte e
em melhorias de processo para uma maior eficiência. Por último, mas não menos
importante, o Porto de Antuérpia tem facilitado o acesso a serviços intermodais
e aumentado a frequência dos serviços intermodais com centros econômicos
estratégicos existentes na Europa para garantir uma conectividade otimizada. “A
cooperação com muitos terminais e portos de navegação interior, como Duisport,
é parte deste esforço de transferência modal. Trens e barcaças já respondem por
51% de todos os transportes de carga que passam através da porta e a meta é
aumentar este percentual para 60% até 2030”, afirma a autoridade.
Para continuar crescendo, a
autoridade portuária de Antuérpia adianta que, dado o crescimento na
movimentação, serão investidos 10 mil milhões de euros em projetos que
contemplam um novo túnel ferroviário com 16,2 km de extensão, que tem capacidade
de transportar 109 trens de carga com uma rota direta livre de congestionamento
para a Alemanha, França e Países Baixos. Além disso, tem o plano
desenvolvimento da doca Deurganck, que conta com um cais com capacidade de 11
milhões de Teus. O terminal será equipado com 39 guindastes de cais até 25
recipientes de largura e 200 carros-pórticos. Com um comprimento de 2,600 m e
uma largura de 450 m, é maior do terminal de contentores na Europa. Também tem
projetos em torno do porto, que incluem o aumento das pontes sobre uma grande
hidrovia para Antuérpia, o Canal Albert, para permitir barcaças com 4 camadas
de recipientes para chegar ao porto de Antuérpia, além de outras medidas. Andrezza Queiroga – Brasil in “Guia
Marítimo”
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