O CMA CGM Bougainville, inaugurado
esta semana em Le Havre pelo PR francês, é o primeiro navio preparado para
transportar contentores “inteligentes”.
A tecnologia Traxens
transforma os contentores normais em objectos conectados entre si, levando os
sistemas de transportes multimodais para a era do Big Data. A Traxens é uma
start up sediada, tal como a CMA CGM, em Marselha. As duas empresas iniciaram
este projecto conjunto em Fevereiro passado.
Os contentores com o sistema
instalado podem comunicar entre si e com o navio através de antenas. Os dados
recolhidos são, então, enviados para a sede da CMA CGM através dos servidores
da Traxens.
A informação em tempo real (em
terra ou no mar) é relativa a itens como localização, temperatura, nível de
humidade, vibrações, impactos, tentativas de arrombamento, estado do
desalfandegamento, etc.
Além do impacto óbvio em
clientes, companhias de seguros e alfândegas, esta tecnologia será ainda muito
importante para o transporte a temperatura controlada e de bens perecíveis.
Com 400 metros de comprimento
e 54 metros de largura, o novo “gigante” dos mares pode transportar 18 000 TEU,
ou cerca de 200 mil toneladas de mercadorias, entre a Ásia e o Norte da Europa.
O CMA CGM Bougainville foi
nomeado em homenagem ao navegador francês Louis-Antoine de Bougainville, que
comandou a primeira viagem oficial de circum-navegação francesa, no século
XVIII.
Apesar ser “gémeo” dos outros
navios de 18 000 TEU já operados pela companhia gaulesa, o CMA CGM Bougainville
assume-se como o maior porta-contentores do mundo com pavilhão francês.
Construído nos estaleiros sul-coreanos da Samsung Heavy Industries, foi
entregue a 25 de Agosto, sendo de imediato alinhado no serviço FAL1. In “Transportes
& Negócios” - Portugal
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