A
abertura do renovado Canal do Panamá, agendada para Abril de 2016, poderá
tornar desnecessárias mais de duas centenas de navios da categoria Panamax,
avisa a Alphaliner.
Pior, a idade média dessa
frota é, segundo a consultora, de dez anos e apenas 28 navios têm mais de 20
anos, o que significa que são poucos os que reúnem condições para
desmantelamento.
Os números da Alphaliner
indicam há 238 porta-contentores entre 4 000 e 5 100 TEU alinhados em serviços
que usam o canal panamense e que serão, quando o novo Canal do Panamá abrir,
substituídos por embarcações com capacidade de até 13 000 TEU. Só no serviço
Ásia-Costa Leste dos Estados Unidos há 160 navios Panamax, dos quais 155 usam o
Canal do Panamá e cinco o Canal do Suez, diz.
A consultora prevê que as
actuais 16 rotações Ásia-Costa Leste dos Estados Unidos via Canal do Panamá
sejam, depois do alargamento, racionalizadas em dez, com recurso a navios de
entre 6 000 e 10 000 TEU. Este cenário promete agudizar um cenário que já era
crítico para os Panamax. In “Transportes & Negócios” - Portugal
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