A Fundação Rui Cunha apresenta na próxima segunda-feira, dia 17 de Março, às 18:30, um seminário em português intitulado “O potencial da língua portuguesa no mundo contemporâneo”, no âmbito do ciclo Rota de Ideias. A entrada é livre.
De acordo com a AEIMCP (Associação de Empreendedorismo e Inovação Macau – China e Países de Língua Portuguesa), a sessão irá debruçar-se sobre a importância cultural e geoestratégica da língua portuguesa no contexto global contemporâneo. Recorde-se, a este respeito, que o português é a língua mais falada do hemisfério sul e a terceira língua indo-europeia mais falada do mundo.
Citada em comunicado de imprensa da Fundação Rui Cunha, a associação declara que “a discussão abrangerá os factores históricos que moldaram a expansão da língua portuguesa, a sua influência económica e geoestratégica actual” e “os desafios e oportunidades relacionados com a promoção e o ensino do português à escala global”. Haverá ainda espaço para uma reflexão sobre “as possíveis trajectórias futuras” da língua portuguesa e dos países lusófonos à escola global.
O evento será moderado por Marco Duarte Rizzolio, presidente da AEIMCP e co-fundador do 929 Challenge, um programa de empreendedorismo que visa fomentar a cooperação entre empresas chinesas e lusófonas.
Em 2016, os professores universitários co-autoraram o livro “Novo Atlas da Língua Portuguesa”, descrito na página electrónica da Imprensa Nacional – Casa da Moeda como “um contributo de excelência para a afirmação do valor e potencial de um património único, numa abordagem multidisciplinar e integradora, espelho de uma realidade multiforme e dinâmica, recriada a todo o espaço e momento por todos os seus falantes”.
A obra propõe-se a analisar a língua portuguesa sobre diferentes prismas, desde o geográfico e demográfico até às personalidades de destaque nos países lusófonos e a forma como a língua é utilizada na Internet. O prefácio foi assinado pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva. In “Ponto Final” - Macau
Sem comentários:
Enviar um comentário