Os conselheiros das comunidades portuguesas na Ásia e Oceânia reuniram-se neste dia 17 de Março, com membros do Secretariado Permanente do Fórum de Macau. O encontro decorreu no âmbito de uma visita oficial a Díli, a propósito da reunião presencial do Conselho Regional da Ásia e Oceânia do Conselho das Comunidades Portuguesas (CCP), a realizar-se nos dias 20 e 21 de Março de 2025.
O presidente do Conselho Regional da Ásia e Oceânia do CCP, Rui Marcelo, e os Conselheiros das Comunidades Portuguesas do Círculo da China, Marília Coutinho e Luís Neves, mantiveram uma “audiência e apresentação de cumprimentos” de cerca de uma hora com o delegado de Timor-Leste junto do secretariado permanente do Fórum de Macau, António Ramos Silva, e o secretário-geral adjunto do secretariado permanente do Fórum de Macau, Danilo Afonso Henriques.
De acordo com uma nota de imprensa, o encontro “decorreu num ambiente cordial e amigável” e abordou “assuntos de interesse comum, com foco na promoção da língua e cultura portuguesas, através do reforço e cooperação no sector da educação, no intercâmbio na cooperação económica entre Macau e Timor-Leste e no fortalecimento da relação entre as comunidades portuguesas do Conselho Regional da Ásia e Oceânia”.
Para além da discussão destes tópicos, foi ainda divulgado o “intenso” programa de actividades a efectuar durante a estadia na capital de Timor-Leste, que inclui uma audiência com o presidente da República de Timor-Leste, José Ramos-Horta, e a embaixadora de Portugal em Díli, Maria Manuela Freitas Barios.
No comunicado do CCP, lê-se que António Ramos Silva e Danilo Afonso Henriques “agradeceram a visita dos Conselheiros das Comunidades Portuguesas do Círculo da China e a partilha de informação relativa ao seu programa”, disponibilizando-se para “colaborar e apoiar as actividades do CCP” e a promover o “estreitamento de relações entre ambas as regiões”.
Para além do Círculo da China (Macau, Hong Kong, interior da China, Tóquio, Banguecoque, Seul e Singapura), o Conselho Regional da Ásia e Oceânia inclui os círculos de Timor-Leste e da Austrália. In “Ponto Final” - Macau
Sem comentários:
Enviar um comentário