Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 13 de março de 2025

Angola - Associações rubricam protocolo em Portugal para formação de mulheres e jovens

A Associação para Mulher e Criança (AMC) e a Associação Juvenil de Apoio às Comunidades (AJACOM) rubricaram, na última terça-feira, em Braga, um protocolo com a Synergia Portugal para a formação de mulheres e jovens



O memorando tripartido assinado pelos presidentes da Synergia Portugal, AMC, e da AJACOM pretende lançar a Synergia Angola e impactar a vida de mulheres e jovens por meio da formação em Angola e de estágios em Portugal.

No acto de lançamento, Ricardo Sousa, citado por uma nota, enviada ao JA Online, explicou que com este protocolo as instituições estabelecem um compromisso para contribuir para a promoção do progresso educativo, económico, social e cultural da região, através de acções e projectos voltados para o desenvolvimento de competências.

As partes estão focadas, igualmente, na criação de mecanismos de cooperação que tornem possíveis a participação conjunta em iniciativas que reforcem a cidadania e a responsabilidade social, fortalecendo o capital humano e institucional.

Já o líder da AMC, Filipe Ndofula, destacou a necessidade de os parceiros investirem mais em acções que possam impactar mulheres, crianças e jovens em matérias de educação, saúde, formação profissional e empreendedorismo para a promoção de inclusão produtiva, económica e independência financeira feminina.

Por seu turno, o presidente da AJACOM, Hermenegildo Manuel, fez saber que, nesta primeira fase, deverá ser implementado, por um período de três anos, o projecto “Jovens em Acção – JÁ” para promover a qualificação de jovens e mulheres angolanas, por meio de cursos de formação profissional, capacitando-as nas áreas de Electricidade Civil, Frio e Climatização, Corte e Costura, Pastelaria, Serralharia Civil, Construção Civil, Ladrilho e Pladur, Canalização, Soldadura em Mig Mag e Culinária, refere o documento. In “Jornal de Angola” - Angola


Sem comentários:

Enviar um comentário