Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Macau - Instituto Politécnico de Macau vai recrutar mais alunos para cursos de português

Instituto Politécnico de Macau planeia reforçar o recrutamento de alunos para os cursos relacionados com a Língua Portuguesa, tanto de licenciatura como de mestrado e doutoramento, revelou o presidente da instituição, Marcus Im. No sábado, cerca de 2000 pessoas participaram no Dia Aberto do IPM


Nos últimos anos, os cursos ligados à Língua Portuguesa no Instituto Politécnico de Macau (IPM) têm sido populares entre os estudantes, assegurou Marcus Im Sio Kei. Nesse sentido, segundo revelou, a instituição pretende ampliar o número de alunos nesses cursos, tanto de licenciatura como de mestrado e doutoramento.

Para além disso, de acordo com o “Ou Mun Tin Toi”, o mesmo responsável indicou que, actualmente, o IPM acolhe cerca de 500 alunos do Interior da China e, no próximo ano, vai recrutar mais 150 oriundos do Continente.

Em declarações à margem do Dia Aberto do IPM, realizado na tarde de sábado, Marcus Im salientou, por outro lado, que os resultados de um inquérito promovido junto dos novos graduados da instituição apontam para uma taxa de empregabilidade semelhante à registada nos anos anteriores. Sem especificar uma taxa concreta, o presidente do IPM realçou que a respectiva remuneração média mensal oscila entre 15 mil e 16 mil patacas.

Durante o discurso proferido no evento, Marcus Im afirmou que, durante a pandemia, o IPM tem colaborado activamente com o Governo da RAEM, garantindo a qualidade do ensino. Frisando que a maioria dos cursos conferentes de grau académico do IPM foi aprovada em avaliações académicas e acreditação profissional realizadas por instituições internacionalmente reconhecidas, destacou ainda que o Instituto Politécnico já formou mais de 20 mil graduados e persiste na sua política de atribuir igual importância ao ensino e à investigação científica.

Recordando que, em 2019, o IPM criou o primeiro Centro de Investigação de Engenharia do Ministério da Educação nas regiões de Hong Kong e Macau, Marcus Im garantiu que foram alcançados “resultados notáveis nas áreas da inteligência artificial, tradução automática e cidade inteligente”. Desse modo, ajudou Macau a ter um papel mais relevante na construção do centro de inovação tecnológica internacional da Grande Baía, defendeu.

O Dia Aberto contou com a participação de mais de 2000 pessoas, incluindo estudantes do ensino secundário, pais e várias personalidades. Na cerimónia, foram premiados 600 alunos “excelentes” com bolsas de estudo atribuídas pelas instituições patrocinadores.

Durante o evento, foram organizadas várias actividades interactivas, designadamente passeios no campus escolar, sessões de introdução aos cursos e de partilha de experiências de professores, alunos e antigos alunos, demonstrações de interpretação simultânea e workshops de criação artística, entre outras. Segundo o IPM, estudantes e pais participantes afirmaram que o Dia Aberto foi rico em conteúdo, mostrando a “vitalidade” da instituição. Rima Cui – Macau in “Jornal Tribuna de Macau”



Sem comentários:

Enviar um comentário