Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Estados Unidos da América - Ouvir o canto dos pássaros aumenta o nosso bem-estar

 


Passar tempo na natureza traz um grande contributo para a saúde e para o bem-estar humano, a nível social, físico e psicológico, e são os nossos sentidos que permitem essa assimilação, defende uma investigação.

Um novo estudo da California Polytechnic State University, publicado no Proceedings of the Royal Society B, revela que ouvir o canto dos pássaros aumenta o nosso bem-estar.

A equipa estudou o efeito do canto através de altifalantes colocados em trilhos de caminhada nos Boulder’s Open Space and Mountain Parks, no Colorado, Estados Unidos da América. Os resultados demonstram que as pessoas expostas aos sons dos pássaros tiveram melhores níveis restauradores, tendo assim a audição um papel crucial neste efeito. A audição permite a perceção da diversidade de espécies e da biodiversidade que as rodeia, algo importante para maximizar as experiências na natureza.

“O nosso estudo demonstra a importância dos sons naturais para ter experiências positivas na natureza, o que pode motivar ainda mais a comportamentos de conservação. À medida que a população mundial cresce e as áreas naturais se tornam cada vez mais fragmentadas e impactadas pelo ruído, a preservação dos recursos acústicos será importante para a biodiversidade e para o bem-estar humano”, explicam no artigo. In “Green Savers Sapo” - Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário