Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Austrália - Donzela-de-barbatana uma espécie de peixe coral que domestica camarões

 


Cientistas australianos descobriram que uma espécie de peixe coral utiliza camarões para ajudar a fertilizar as suas fazendas de algas. Segundo esta equipa esta é a primeira evidência de um animal não humano a domesticar outra espécie.

A donzela-de-barbatana (Stegastes diencaeus) é conhecida por defender agressivamente as fazendas das quais dependem para se alimentar – mas não, ao que parece, contra os camarões misídeos planctónicos (Mysidium integrum).

“Descobrimos que as donzelas-de-barbatana mantêm camarões misteriosos nas suas fazendas, proporcionando-lhes um refúgio seguro contra predadores”, indicou Rohan Booker da Universidade Deakin da Austrália, principal autor de um artigo na Nature Communications.

“Estes camarões, em troca, nadam naquela fazenda o dia todo e bombeiam passivamente o lixo. Todo esse lixo extra atua como fertilizante, melhorando as algas cultivadas e, por sua vez, a condição do agricultor, a donzela-de-barbatana.”

Esta parceria é conhecida como “relação domesticador-domesticado”, um arranjo mutuamente benéfico em que uma espécie fornece suporte contínuo a outra em troca de benefícios previsíveis, como peixes limpadores a apanhar parasitas de outros peixes ou insetos a polinizar flores.

Os humanos têm tido esse tipo de relacionamento com muitos animais diferentes desde que domesticaram os cães, há cerca de 10000 anos, criando-os seletivamente para certas características atraentes.

Outros exemplos de domesticação não humana são mais conhecidos em insetos que domesticam plantas, como formigas cultivadoras de fungos. Este estudo mostra que vertebrados não humanos também domesticam outros animais e sugere que pode ser mais comum do que se conhecia anteriormente, indicou Booker.

Na espécie não humana, observa ele, o processo de domesticação provavelmente ocorre sem intenção consciente, mas sim através da coevolução ao longo de milénios. Suspeita-se que as relações humanas com outros animais se originaram da mesma maneira.

Acredita-se que a domesticação humana de lobos cinzentos (Canis lupus), por exemplo, tenha começado quando os lobos foram atraídos para acampamentos humanos; à medida que as duas espécies coexistiram e se acostumaram, os humanos começaram a obter benefícios como uma caça mais bem-sucedida.

“Acho que a coisa realmente empolgante que fomos capazes de fazer foi utilizar as relações peixes-camarões para testar experimentalmente a via comensal, que é uma das maneiras como as relações humanas com animais surgiram pela primeira vez”, diz Brooker.

“O comportamento territorial dos peixes criou um nicho totalmente novo no recife do qual os camarões poderiam aproveitar oportunisticamente para se abrigar, semelhante a como galinhas ou gatos podem ter aproveitado assentamentos humanos para se alimentar, levando a uma melhor sobrevivência.

Estas afiliações têm ramificações ecologicamente importantes, dizem os autores, à medida que benefícios mútuos evoluem ao longo das gerações, moldando o comportamento, a adaptação e a sobrevivência, e até mesmo as paisagens e a biodiversidade. In “Green Savers Sapo” - Portugal


Sem comentários:

Enviar um comentário