Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 20 de dezembro de 2020

África do Sul - Detectada variante do SARS-CoV-2, vírus afecta pacientes mais jovens, "que desenvolvem formas graves da doença"

Uma equipa de cientistas da África do Sul descobriu uma variante do novo coronavírus que afecta pacientes mais jovens. O vírus desenvolve formas mais graves da Covid-19 e terá começado a predominar nas amostras dos dois últimos meses



O alerta foi dado pelo ministro da Saúde sul-africano, Zweli Mkhize, que anunciou que o governo vai verificar se as actuais vacinas serão eficazes na prevenção da nova variante do SARS-Cov-2.

"A variante '501.V2' do vírus SARS-COV-2 foi identificada por investigadores sul-africanos e comunicada à Organização Mundial da Saúde (OMS)", declarou o ministro em comunicado.

O governante informou que a equipa de investigação científica sul-africana, liderada pelo Professor Túlio de Oliveira, do Centro de Inovação e Pesquisa da Universidade do KwaZulu-Natal (KRISP, na sigla em inglês), sequenciou centenas de amostras de todo o país desde o início da pandemia em Março.

"Os investigadores notaram que uma determinada variante dominou os resultados dos últimos dois meses", explicou Mkhize, revelando que os cientistas indicaram também uma mudança no panorama epidemiológico, "principalmente com pacientes mais jovens, que desenvolvem formas graves da doença".

"Tudo indica que a segunda vaga que estamos a atravessar é transportada por esta nova variante", acrescentou o ministro.

De acordo com Zweli Mkhize, os investigadores avisaram também o Reino Unido para a identificação da nova variante sul-africana, o que permitiu "estudar as suas próprias amostras e encontrar uma variante semelhante".

"Foi a variante que estava a impulsionar o seu ressurgimento em Londres, levando a um anúncio feito no Parlamento e ao bloqueio instituído em Londres para conter a disseminação dessa variante", revelou.

Zweli Mkhize disse que não esperava uma segunda vaga da pandemia tão rapidamente no país, acrescentando que "embora a nova variante seja motivo de preocupação não há motivo para pânico".

A África do Sul é o país mais afectado pela pandemia do novo coronavírus no continente, contabilizando 901538 infecções e 24285 mortos por covid-19, anunciaram as autoridades da Saúde sul-africanas. In “Novo Jornal” – Angola com “Agências Internacionais”

 


Sem comentários:

Enviar um comentário