Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Macau - Instituto Politécnico de Macau publica livro azul sobre português na china

O 60º aniversário da criação do primeiro curso em língua portuguesa em instituições de ensino superior da China levou o Instituto Politécnico de Macau a lançar um livro o passado, presente e perspectivas futuras nesse domínio

O Centro Pedagógico e Científico da Língua Portuguesa (CPCLP) do Instituto Politécnico de Macau (IPM) lançou o “pioneiro” Livro Azul – Relatório sobre o Ensino do Português em Instituições de Ensino Superior da China (1960-2020). Segundo o IPM, “esta iniciativa tem como intuito retratar e resumir, de forma abrangente, a história, a situação actual, o futuro e o papel que Macau desempenha na área do ensino do português na China”.

Dividida em quatro capítulos, a obra insere-se também num “contexto mais amplo”, indicou a instituição, ao destacar o esforço para promover o desenvolvimento conjunto do ensino de Português em Macau, na Grande Baía e no resto do Interior da China, bem como para “oferecer um apoio mais forte de quadros bilingues em chinês e português para a construção da iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”’.

O primeiro capítulo, sob a forma de entrevista, faz uma retrospectiva dos 60 anos do ensino do Português na China, enquanto o segundo destaca as instituições com ensino desta língua, a formação oferecida e o respectivo corpo discente, a estrutura do corpo docente e a certificação do Português.

Por sua vez, o Capítulo III centra-se nos estudos sobre o Português na China recolhidos nas bases de dados das universidades, incluindo livros, artigos em revistas científicas, comunicações em livros de actas, bem como dissertações de mestrado e teses de doutoramento. Por fim, no quarto capítulo, é realçado o trabalho do CPCLP do IPM na promoção da língua portuguesa em Macau e na China, incluindo a formação contínua de professores, a publicação de materiais didácticos e de obras científicas, o desenvolvimento e a utilização de recursos tecnológicos, assim como a organização de actividades e concursos científicos e culturais, entre outros. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau




Sem comentários:

Enviar um comentário