Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 20 de dezembro de 2020

Internacional - The Interceptor, a máquina movida a energia solar que limpa 50 mil kg de plástico


Em 2019, o holandês Boyan Slat apresentou o The Interceptor: um equipamento flutuante para capturar o lixo plástico nos rios. Agora, a organização The Ocean Cleanup anunciou uma parceria com a empresa finlandesa Konecranes para fabricar uma nova geração dos dispositivos flutuantes.

Projetado para aproveitar o fluxo natural do rio para capturar plásticos, o Interceptor retira os detritos da água e direcciona-os para as lixeiras dispostas no seu interior. Usando dados de sensor, cada lixeira é preenchida até atingir sua capacidade total.

O veículo é capaz de extrair 50 mil quilos de lixo por dia – chegando a 100 mil em condições otimizadas. A embarcação é totalmente movida a energia solar e possui baterias de íon-lítio integradas. Esta máquina de limpeza é alimentada, na sua totalidade, por energia solar, não produzindo gases poluentes para a atmosfera. É ainda silenciosa e funciona de forma completamente autónoma, podendo operar de dia e de noite.

Segundo Boyan Slat, diretor-executivo da “The Ocean Clean Up”, o Interceptor será responsável por limpar 1000 dos rios mais poluidores do mundo no que toca ao plástico. Estes mesmos rios são responsáveis por cerca de 80% da poluição plástica dos oceanos do mundo. In “Green Savers Sapo” - Portugal


 

Sem comentários:

Enviar um comentário