Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Timor-Leste - Quatro individualidades e uma organização vencedoras do Prémio Sérgio Vieira de Mello

 


Díli – O Presidente da República, Francisco Guterres Lú Olo, atribuiu os Prémios de Direitos Humanos Sérgio Vieira Mello, já na sua 13.ª edição, nas categorias de direitos sociais, económicos e culturais bem como civis e políticos, a quatro individualidades e uma organização.

Foram galardoados Cosme dos Santos Freitas, o Padre António Martins Abad Santos Pablo, Deolindo da Costa e Leopoldina Joana Guterres, que venceram o prémio na categoria dos direitos sociais, económicos e culturais. Quanto ao dos civis e políticos, foi premiada a organização não governamental FOKUPERS.

Cada galardoado recebeu um prémio de 10 mil dólares americanos pela sua dedicação à defesa, promoção e divulgação dos direitos humanos em Timor-Leste.

O Prémio Direitos Humanos Sérgio Vieira de Mello é atribuído anualmente a 10 de dezembro pelo Chefe de Estado a cidadãos e organizações, tanto nacionais como internacionais, assinalando, desta forma, o Dia Internacional da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Depois da apreciação e visitas do Conselho de Agraciamentos e Ordens Honoríficas aos locais de implementação de atividades das candidaturas, os órgãos consultivos apresentam posteriormente a sua análise ao Presidente da República, que decide quais os premiados.

O prémio em causa teve início em 2008 por iniciativa do então Presidente da República e Nobel da Paz, Ramos Horta.

O Prémio Direitos Humanos Sérgio Vieira de Mello representa um reconhecimento do Estado a todos os cidadãos e organizações governamentais e não governamentais que contribuíram para a promoção e divulgação de direitos humanos em solo timorense. Domingos Freitas – Timor-Leste in “Tatoli”


Sem comentários:

Enviar um comentário