Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Alemanha - Coordenação do Ensino Português organiza “Natal Lusófono” virtual

 


A primeira Aula Virtual, organizada pela Coordenação do Ensino Português (Cepe) na Alemanha, que decorreu, foi dedicada ao “Natal Lusófono” e contou com mais de 30 crianças inscritas.

“Os alunos tiveram oportunidade de aprender um pouco mais a respeito de tradições lusófonas, a origem e significado do Natal, alargar o seu leque de vocabulário sobre esta época festiva, expressar os seus desejos de Natal, cantar e conviver um pouco em ambiente virtual”, revelou à Lusa Ângela Silvério, docente de apoio pedagógico em Berlim.

O projecto Aula Virtual, que teve a duração de aproximadamente 40 minutos, pretendia ser uma aula em ambiente ‘online’, destinada a lusodescendentes (com português como língua de herança) e crianças e jovens que aprendam o português como língua estrangeira.

A Aula Virtual incluiu a narração de uma história, a apresentação de aspectos culturais e a apresentação de vocabulário relacionado a diferentes temas.

“O projecto surgiu no âmbito da última participação da Cepe Alemanha na Expolíngua de Berlim, feira internacional de línguas e culturas, que se realizou em Novembro”, contou Ana Patrícia Santos, docente de apoio pedagógico em Berlim.

“Todos os anos, a Cepe Alemanha ministra um curso para adultos, porém, nesta edição, e uma vez que o evento decorreu ‘online’, foi decidido organizar um curso que se dirigisse ao seu público-alvo, crianças e jovens em idade escolar”, acrescentou.

O interesse demonstrado pelos pais e encarregados de educação foi tanto, sublinharam as duas dinamizadoras do curso, que a Aula Virtual passou a fazer parte do Plano Anual de Actividades da Cepe Alemanha.

Um dos objectivos desta iniciativa é aproximar a Cepe Alemanha a crianças, jovens, pais e encarregados de educação, através das plataformas digitais.

“O facto de, em menos de uma semana, termos mais de 30 inscrições, faz-nos pensar que o balanço é positivo e um projecto que merece ter continuidade”, confessou Ângela Silvério.

A Aula Virtual é uma iniciativa que, a partir de agora, se deverá replicar durante todo o ano lectivo, por diferentes professores, em diferentes pontos da Alemanha. A temática fica à escolha do docente. In “O Século de Joanesburgo” – África do Sul com “Lusa”


Sem comentários:

Enviar um comentário