Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Cabo Verde - Nova central dessalinizadora do Palmarejo entrará em funcionamento no 1º trimestre de 2021

 


Cidade da Praia – A nova central dessalinizadora do Palmarejo terá capacidade de produção de 5000 metros cúbicos de água/dia e entrará em funcionamento no primeiro trimestre do próximo ano, confirmou hoje o ministro da Indústria, Comércio e Energia.

Alexandre Monteiro, que falava aos jornalistas na Cidade da Praia, durante a visita que efectuou à central de produção do Palmarejo para se inteirar do andamento do projecto da nova unidade dessalinizadora, assegurou que a estrutura irá contribuir para o aumento em 33 por cento (%) da capacidade de produção de água na capital do País e melhorar a segurança no abastecimento.

“Há trabalhos que vão ser iniciados ainda este ano, e estamos convencidos que no primeiro trimestre do próximo ano ter a dessalinizadora instalada e em funcionamento”, referiu o governante, que afirmou que o projecto está orçado em cerca de 600 mil contos.

Apesar de as obras terem sofrido atrasos devido à pandemia da covid-19, o ministro fez uma análise “satisfatória” do andamento do projecto, assegurando que “tudo está pronto” para a instalação da nova central dessalinizadora, com capacidade de produção de 5000 metros cúbicos de água/dia.

O governante garantiu que a água produzida nessa estrutura é de qualidade e cumpre com “todos os parâmetros estabelecidos” pelas entidades competentes.

Questionado sobre a falta de água nos últimos meses nos concelhos da Praia e de São Domingos, Alexandre Monteiro afirmou que foi uma situação de contexto e de problemas pontuais de manutenção e de avaria, e que a mesma foi reposta na altura.

Assegurou que nos últimos anos o Governo investiu mais de três milhões de contos em dessalinizadores, investimento esse que representa mais de 26000 metros cúbicos de água/dia, duplicou a capacidade de produção de água no País e melhorou a segurança no abastecimento.

A nova central dessalinizadora do Palmarejo irá abastecer os concelhos da Praia e de São Domingos, que se encontram conectados na rede de abastecimento de água.

Alexandre Monteiro lembrou que o projecto estava previsto para o início de 2020, mas que o mesmo foi adiado devido à pandemia da covid-19.

Orçado em 600 mil contos, o projecto conta com o financiamento da linha de crédito da Cooperação Austríaca assinada com o Governo de Cabo Verde. In “Inforpress” – Cabo Verde


Sem comentários:

Enviar um comentário