Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 23 de dezembro de 2020

Cabo Verde – Faleceu o antropólogo e escritor Moacyr Rodrigues


Mindelo – O antropólogo, investigador e escritor Moacyr Rodrigues faleceu hoje aos 87 anos na sua ilha natal São Vicente.

O escritor, filólogo e antropólogo Moacyr Rodrigues foi um estudioso da morna e um dos grandes apoiantes da sua elevação a Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Também durante a sua vida debruçou-se sobre a história do Carnaval cabo-verdiano, especialmente o de São Vicente

Segundo Moacyr Rodrigues, que fazia uma análise dos 100 anos do Carnaval de Mindelo, à Inforpress, no princípio as marchinhas que animavam os bailes do Carnaval eram do Brasil mas, depois esses compositores cabo-verdianos começaram a fazer músicas com sabor e contexto cabo-verdiano.

“As marchas que eram cantadas ou dançadas nos anos de 1945 no Brasil em 1946 estavam em Cabo Verde. Mais tarde B. Léza começou a fazer marchinhas cabo-verdianas, com estilo brasileiro sim, mas de sabor e contexto cabo-verdiano. Havia outro compositor chamado Nha Banha”, revelou.

Gabriel Moacyr Rodrigues nasceu na cidade do Mindelo, ilha de São Vicente a 09 de Abril de 1933. Em 1957 iniciou o curso de Filologia Germânica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, que prosseguiu na Universidade de Coimbra.

Em 1985 licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas (Inglês/Português) pela Universidade Clássica de Lisboa. Em 2003 obteve o Mestrado em Relações Interculturais pela Universidade Aberta do Porto, na área de Antropologia Visual e em 2010 obteve o Mestrado em Ciências Musicais — Etnomusicologia na Universidade Nova de Lisboa doutorou-se na mesma área pela mesma universidade em 2015.

Em 1999 começou a leccionar no ensino superior em Cabo Verde, onde ensinou disciplinas de Língua e Cultura Cabo-verdiana e Portuguesa, Antropologia Cultural e História, Cultura e Património, entre outras. É autor de vários livros e alguns artigos publicados em revistas de diversos países.

Moacyr Rodrigues faleceu esta madrugada em São Vicente. In “Inforpress” – Cabo Verde


 

Sem comentários:

Enviar um comentário