Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 13 de dezembro de 2020

França - Empresa francesa projeta sistema submarino para armazenar energia renovável

 


O sistema ‘Remora’, desenhado pela empresa de tecnologia francesa Segula, permite ultrapassar um dos principais problemas da energia elétrica: o seu armazenamento. Este sistema converte a energia em ar comprimido, que pode ser acumulado no mar e convertido em energia conforme a necessidade.

Apesar de “as energias renováveis ​​representarem uma solução fundamental no combate ao aquecimento global”, o seu desenvolvimento continua a ser condicionado “pela intermitência da sua produção em função das condições meteorológicas” e pela dificuldade de armazenamento da energia elétrica gerada, explicou à agência EFE o gestor de projeto da ‘Remora’, Thibault Neu.

Primeiro, a energia elétrica chega a uma plataforma flutuante através de um cabo submarino de uma fonte de produção renovável, como uma turbina eólica ou um painel solar.

Essa eletricidade é então utilizada para “bombear água para uma câmara” que, quando cheia, “gera ar comprimido” que é armazenado em tanques localizados a uma profundidade entre 70 e 200 metros abaixo da superfície e instalados próximos à costa.

Além disso, os tanques subaquáticos que acumulam ar comprimido são feitos de betão, um material “colonizável pela fauna e flora marinhas”, que já foi utilizado para criar “recifes artificiais”.

No momento em que a energia necessita de ser recuperada, o ar comprimido “é resgatado pelo mesmo processo, mas ao contrário”, diz Neu, já que “passa novamente pelas câmaras e empurra a água para dentro, o que faz girar as turbinas e geradores elétricos”.

Este especialista garante que uma unidade ‘Remora’ oferece uma eficiência energética superior a 70%, com “uma potência de até 15 megawatts para uma capacidade de 90 megawatts / hora a uma profundidade de 100 metros”.

Para testar o sistema, a empresa francesa construiu um protótipo terrestre, batizado de ‘OdySEA’, nas instalações do Centro Técnico de Indústrias Mecânicas (Cetim) em Nantes (França), que reproduz a cadeia de conversão completa ‘Remora’.

Assim, assim como as rémoras são animais que escoltam grandes peixes e mamíferos marinhos, o sistema ‘Remora’ pretende acompanhar a energia eólica no seu desenvolvimento para fortalecer o seu crescimento. In “Green Savers Sapo” – Portugal com “EFE”


Sem comentários:

Enviar um comentário