Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Angola – Mina do Lulo oferece outro diamante gigante ao mundo

Os australianos da Lucapa Diamond Company acabam de anunciar mais uma descoberta extraordinária na mina do Lulo, na Lunda Norte, que exploram em conjunto com a Endiama e a Rosa & Pétalas. Novo diamante gigante tem 127 quilates e é de qualidade superior


Este diamante, o 3º a ser encontrado este ano no Lulo com mais de 100 quilates, é o 16º que esta mina rende a Angola desde que começou a ser explorada em 2016 que ultrapassa a fasquia mágica dos 100 quilates.

De acordo com o CEO da Lucapa, Stephen Wetherall, citado pela imprensa australiana, onde a empresa está cotada em bolsa e estas notícias são fundamentais para a sua valorização, a "pedra" agora extraída vem de uma área nova de exploração nos cerca de 3000 kms quadrados abrangidos pelo Lulo, onde todos os diamantes extraídos até agora provêem de zonas de aluvião, o que significa que são arrastadas pelos cursos de água.

Apesar dos esforços, a Lucapa ainda não conseguiu descobrir a origem destes gigantes que está num kimberlito - uma espécie de chaminé que liga ao centro da terra, onde os diamantes são gerados através da grande pressão exercida a altas temperaturas sobre o carbono - algures a montante dos cursos de água que atravessam a área.

A "pedra" com 127 quilates, em bruto, é proveniente do bloco 24, uma área alagada que só agora começou a ser explorada.

Ao sítio Rapaport, Stephen Wetherall, explicou que o acesso a estas áreas só é possível na estação seca, o que encurta o tempo de exploração mas apontou que se trata de uma área de grande interesse porque destas zonas alagadas surgem diamantes maiores e também os de maior qualidade em comparação com as áreas mais altas. In “Novo Jornal” - Angola

 



Sem comentários:

Enviar um comentário