Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Timor-Leste - Governo timorense e Camões I.P. assinaram acordo para segunda fase do projeto Consultório de Língua para Jornalistas


Díli – O Governo de Timor-Leste e o Camões, Instituto da Cooperação e da Língua assinaram um acordo de parceria para a segunda fase do projeto Consultório de Língua para Jornalistas (CLJ), com a duração de três anos, entre 2021 e 2023.

O acordo de parceria para a segunda fase de cooperação visa reforçar a qualidade técnica e linguística dos profissionais de comunicação social timorenses.

A parceria foi assinada na Embaixada de Portugal em Díli pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares e Comunicação Social (MAPCOMS), Francisco Jerónimo, e pelo representante do Camões I.P., o Vice-Chefe de Missão e Conselheiro desta embaixada, João Pedro Câmara.

“A assinatura do memorando representa a continuidade do acordo anterior, disponibilizando formação em Língua Portuguesa e técnica para os jornalistas”, disse o governante, na Embaixada de Portugal em Díli.

Francisco Jerónimo referiu ainda a pertinência da capacitação dos jornalistas, sublinhando que vários órgãos de comunicação social, entre eles a Rádio Televisão de Timor-Leste (RTTL), a Agência Noticiosa de Timor-Leste TATOLI e o Timor Post, têm já publicações em português.

“Tudo isso por causa dos jornalistas que frequentaram formação através do Camões, principalmente de língua”, afirmou.

Já Cláudia Taveira, formadora do CLJ, lembrou que a forte adesão na primeira fase aos cursos de Português para Jornalistas se deveu à adaptação da formação às necessidades dos formandos, lembrando que se tratam de cursos para fins específicos que devem ter o seu foco na estrutura da língua e na escrita.

“Foi agora assinado o novo acordo para a segunda fase, que terá uma duração de três anos, entre 2021 e 2023. Estarão também presentes dois formadores de jornalismo, que farão uma análise das necessidades a nível jornalístico e depois dinamizarão a formação”, adiantou.

A segunda fase do projeto será executada pelo Centro de Formação Técnica em Comunicação (CEFTEC) da Secretaria de Estado para a Comunicação Social (SECOMS).

Recorde-se que a SECOMS e o Camões I.P. assinaram a 28 de maio deste ano, uma adenda ao protocolo de cooperação para extensão do projeto CLJ até 31 de dezembro de 2020.

O CLJ tem duas componentes – a formação geral dos jornalistas em língua portuguesa, tendo já 211 profissionais de comunicação social melhorado as suas competências em português, e a formação de revisores linguísticos locais bem como revisão linguística de informação em português. Entre 2017 e 2019, foram revistos, com apoio do projeto, mais de nove mil conteúdos informativos em português. Nelia Fernandes – Timor-Leste in “Tatoli”


 

Sem comentários:

Enviar um comentário