Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

Guiné Equatorial - Gorila da planície, uma espécie ameaçada, reaparece no Parque Nacional Monte Álen

As imagens de gorilas selvagens das planícies ocidentais foram capturadas por câmaras de armadilha nas selvas da Guiné Equatorial continental, marcando a primeira vez que os gorilas da região foram capturados num filme em mais de uma década.



As câmaras de armadilha implantadas por protectores com o apoio da  Sociedade Zoológica de Bristol (BZS)  e da  Universidade do Oeste da Inglaterra (UWE) também em Bristol, tiraram as fotos no Parque Nacional Monte Álen, localizado no centro de Rio Muni, região continental da Guiné Equatorial.

As comunidades locais relataram terem avistado gorilas na região, mas os protectores não tinham visto os animais por si mesmos até agora.

As fotografias foram tiradas no Parque Nacional Monte Alén e são significativas porque confirmam a existência continuada de gorilas, apesar da forte pressão de caça.



O gorila da planície ocidental é uma das duas subespécies reconhecidas do gorila ocidental, a outra subespécie é o gorila do rio cruzado (gorila diehli). A população de gorilas das planícies ocidentais no Parque Nacional Monte Alén é considerada de particular importância para a sobrevivência das espécies, classificadas como ameaçadas de extinção na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN). Os gorilas das planícies ocidentais podem ser encontrados em quase todas as áreas protegidas e em muitas concessões madeireiras em toda a sua extensão, incluindo também Angola, Camarões, República Centro-Africana, Gabão e República do Congo.

Segundo a IUCN, o número de gorilas ocidentais das planícies diminuiu quase 20% entre 2005 e 2013. Estima-se que havia pouco mais de 360 mil indivíduos a partir de 2013, mas o seu número continuou a diminuir, atingindo uma estimativa 316 mil indivíduos até ao final de 2018. O número de gorilas presentes hoje é desconhecido devido ao facto de que eles vivem em algumas das florestas tropicais mais densas e remotas da África. In “Guinea Informarket” – Guiné Equatorial

Sem comentários:

Enviar um comentário