Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Fundação Calouste Gulbenkian - Prémio Gulbenkian para a Humanidade



A Fundação Gulbenkian atribui este ano, e pela primeira vez, o Prémio Gulbenkian para a Humanidade, centrado no combate à crise climática.

Com o valor de um milhão de euros, o galardão vai distinguir “pessoas ou organizações de todo o mundo” que se têm evidenciado, em particular, “na redução das emissões de gases de efeito de estufa, no aumento da resiliência das pessoas e do ambiente aos impactos das alterações climáticas e na mobilização de recursos financeiros, públicos ou privados, para acelerar a descarbonização da economia”.

“O Prémio Gulbenkian para a Humanidade sublinha o compromisso da Fundação Calouste Gulbenkian para com a urgência da ação climática”, destaca uma nota divulgada pela Fundação portuguesa.

“Em particular, ambiciona acelerar a transição para uma sociedade neutra em carbono, mitigar os efeitos negativos das alterações climáticas para as pessoas, para o ambiente e para a economia e promover uma sociedade mais resiliente e preparada para as alterações globais do futuro, protegendo em especial os mais vulneráveis”, explica ainda.

Na eventualidade de virem a ser distinguidos mais do que um laureado, o prémio será dividido equitativamente. Os candidatos podem ser uma pessoa, um grupo de pessoas e/ou uma organização de quaisquer nacionalidades “que estejam a contribuir significativamente para o desenvolvimento de soluções para fazer face à crise climática, tendo de demonstrar o alcance ou potencial alcance de resultados de excelência e apresentar indicadores de impacte tangíveis e de elevada relevância e materialidade”, explica a Gulbenkian na mesma nota. In “Mundo Português” - Portugal

As candidaturas devem ser apresentadas por nomeação de terceiros, não sendo permitidas nomeações pelo próprio candidato.

Todas as nomeações devem ser submetidas em formato eletrónico através do formulário disponível em gulbenkian.pt, até 24 de março de 2020, de acordo com as instruções fornecidas.

O Júri pode pedir informações adicionais para além dos documentos submetidos na página de candidaturas.

O regulamento pode ser consultado aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário