Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 8 de fevereiro de 2020

Timor-Leste – Diálogo é preciso para colocar um ponto final no impasse político

DÍLI - O veterano timorense António ‘Aitahan-Matak’ pediu aos líderes timorenses que dialogassem de modo a pôr fim ao impasse político que atualmente o país atravessa.

“O país precisa da unidade de todos nós para evitar a ocorrência de vários tipos de problemas”, disse Aitahan-Matak, esta quinta-feira (06/02), em declarações à Agência Tatoli, no Suco de Camea, do Posto Administrativo de Cristo Rei, Díli.

O veterano referiu ainda que, apesar das divergências de ideias, todos os líderes têm o mesmo interesse em comum, que é o desenvolvimento do país.

“Mesmo que haja dificuldades, é necessária a união de todos os intervenientes para a busca de meios que possam pôr fim ao impasse”, acrescentou.

Aitahan-Matak pediu ainda a todos os cidadãos, que residem no território nacional, que não aproveitassem a situação política do país para criarem instabilidade, apelando, ao invés, que dessem o seu contributo para impulsionar a economia do país.

Também os veteranos da resistência nacional, como Pascoal Ximenes Pereira ‘Nixon’, Lourenço José Cabral ‘Aquito’ e Afonso Cabral ‘Mate Mak Foti’ pediram a união dos líderes da resistência que governam o país – Kay Rala Xanana Gusmão, Taur Matan Ruak e Francisco Guterres ‘Lú Olo’ – para resolver a situação atual do país.

A Conferência Episcopal Timorense (CET) recomendou igualmente que fosse solucionado o impasse político no país com base na Constituição da República Democrática de Timor-Leste (CRDTL), à margem de um encontro mantido com o Chefe de Estado, Francisco Guterres “Lú Olo”, no Palácio Presidencial Nicolau Lobato, em Aitarak-Laran, Díli. Osória Marques – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário