Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 15 de fevereiro de 2020

Timor-Leste - Secretaria de Estado da Arte e Cultura nomeia quatro grupos de artes para participarem nos Jogos da CPLP




DÍLI – A Secretaria de Estado da Arte e Cultura (SEAC) identificou quatro grupos associados às artes que participarão na cerimónia de abertura e encerramento dos XII Jogos Desportivos da CPLP e na Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que terão lugar entre 12 e 20 de julho deste ano.

O Diretor-Geral da SEAC, Manuel Smith, disse que os quatro grupos de artes escolhidos são Le-Zeaval, Santo António, Timor Furak e We-Halik por terem participado em diversos eventos culturais, demonstrando toda a sua criatividade nas suas diferentes atuações.

Smith recordou ainda que, apesar de terem sido realizados dois encontros de preparação para a realização dos jogos da CPLP, não foi abordado a questão dos custos previstos para cada ministério e secretarias de Estado. Salientou ainda que foi dada a prioridade às obras de reabilitação de infraestruturas desportivas, nomeadamente do Estádio Municipal de Díli.

“Iremos em breve discutir o orçamento que cobrirá todo o evento. Caso a verba sofra uma redução, manteremos a proposta inicial de modo a garantir o equilíbrio entre as verbas alocadas a cada ministério”.

O Diretor-Geral da SEAC afirmou ainda que o Executivo ainda não efetuou, até ao momento, o cálculo final, insistindo que, caso a proposta apresentada pela SEAC não for aprovada, a instituição envidará todos os esforços para dar continuidade ao trabalho realizado.

Segundo uma fonte, a SEAC procedeu já à identificação de três “Uma-lulik” – Biru Manu matan- Bidau, Rumbia- Caicoli e Leobesi Karketu Mota-Ain, que serão expostos durante a sessão de abertura cultural, a decorrer em julho próximo, em Díli.

Recorde-se que o Conselho de Ministros aprovou, na passada quarta-feira (12/02) o orçamento no montante de 511.250 dólares, apresentada pela Ministra da Educação, Juventude e Desporto, Dulce de Jesus Soares, e pelo Secretário de Estado da Juventude e Desporto (SEJD), Nélio Isaac Sarmento, para a organização da reunião preparatória dos diretores gerais dos países da CPLP e dos XII Jogos Desportivos da CPLP. Tomé Amado – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário