Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Cabo Verde – Agricultores do município de Santa Cruz receberam painéis solares de ONG espanhola

Assomada – Os agricultores de Cova de Barro, em Ribeira dos Picos, no município de Santa Cruz, receberam 28 painéis solares, com capacidade de produção de 35 volts, doados pela associação espanhola “Ayuda de Contenedores”, avaliados em 30 mil Euros, pouco mais de três mil contos.

A iniciativa, que contou com envolvimento da Associação “Nós Saúde”, beneficia 30 agricultores dessa ribeira considerada uma das ribeiras com “maior” potencial agrícola de Cabo Verde, que visa ajudar os homens do campo na mitigação da seca e reduzir o custo da energia eléctrica.

Segundo o representante da associação espanhola “Ayuda Contenedores”, Daniel Borges, filho de cabo-verdianos, que lidera a ajuda para o arquipélago, essa iniciativa é um exemplo para as ribeiras onde se pratica a agricultura e que enfrenta problema de falta de água.

Daí que pediu o envolvimento do Governo e da Câmara Municipal de Santa Cruz para que juntos possam abranger mais camponeses.

Na ocasião, lembrou que essa é a segunda entrega efectuada, recordando que em 2019 foram instalados mais 36 painéis solares em Ribeira dos Picos.

Os agricultores, que a partir de agora passam a utilizar o sistema fotovoltaico para a irrigação, destacaram a redução nos custos com a energia eléctrica.

Aliás, os contemplados não têm dúvidas de que se fossem ajudados na implementação do sistema gota-a-gota os produtos vão chegar ao mercado a “preços acessíveis”.

O acto da entrega oficial do sistema fotovoltaico para a irrigação em Cova Barro contou ainda com a presença do vereador da Agricultura, Belmiro Fonseca, e do presidente da Associação “Nós Saúde”, Raimundo Monteiro.

Estes responsáveis manifestaram a intenção de continuarem a procurar mais parceiros para a execução desse projecto que visa melhorar as condições de vida dos homens do campo, reduzir custos com a energia eléctrica e aumentar a produção sem prejudicar o meio ambiente. In “Inforpress” – Cabo Verde

Sem comentários:

Enviar um comentário