Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

França - Amélia Polónia é Doutora Honoris Causa pela Université Bretagne Sud

Professora Associada da Faculdade de Letras da U.Porto recebeu a mais alta distinção atribuída pelas universidades francesas



Amélia Polónia, Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), recebeu, no passado dia 10 de fevereiro, na cidade francesa de Vannes, o título de Doutora Honoris Causa pela Université Bretagne Sud (UBS).

À semelhança do que acontece em Portugal, o título de Doutor Honoris Causa é uma das mais prestigiadas distinções atribuídas pelas universidades francesas. Neste caso, porém, tem a particularidade de ser atribuído somente a “personalidades de nacionalidade estrangeira” que se distingam pelos “serviços eminentes prestados à ciência, letras ou às artes, à França ou à Universidade”.

Com quase 40 anos de ligação – 35 dos quais como docente – à FLUP, Amélia Polónia (ver perfil abaixo) vê assim reconhecido internacionalmente um percurso de excelência ao nível da docência e investigação na área da História Moderna. Especialista em História da Expansão Ultramarina Portuguesa e História da Colonização Europeia, é amplamente reconhecida pelos seus trabalhos nos domínios dos Estudos Coloniais, História Portuária ou dos Estudos de Género.

A cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa decorreu na Faculdade de Direito, Ciências Económicas e Gestão da UBS, e contou com a presença da diretora da FLUP, Fernanda Ribeiro. Cláudia Moreira e Tiago Reis – Portugal in “Universidade do Porto”



Sobre Amélia Polónia

Licenciada (1984) e mestre em História (1990) e doutorada em História Moderna (2000) pela Faculdade de Letras da U.Porto, Amélia Polónia (1962, Porto) é professora Associada com agregação no Departamento de História, Estudos Políticos e Internacionais da FLUP, onde dirige também o Mestrado em Estudos Africanos. Foi ainda professora convidada em universidades da Argentina, Brasil, Estados Unidos, França. Índia, Israel, Japão, Holanda, Hungria, Macau e Namíbia.

Em paralelo com a docência, possui um vasto currículo científico, no qual se inclui a publicação de dezenas de artigos, livros e capítulos de livros, a orientação de dezenas de teses de doutoramento ou a liderança de inúmeros projetos internacionais. Parte desse trajeto foi construído no Centro de Investigação Trandisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» (CITCEM), onde desempenha atualmente o cargo de coordenadora científica.

É ainda Vice-Presidente da International Maritime History Economic Association (IMEHA) e membro da Sociedade Portuguesa de Estudos de História de Construção, além de pertencer ao conselho editorial de revistas de especialidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário