Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Timor-Leste - Relatório do Programa Alimentar Mundial mostra que a maioria da população consome alimentos pouco nutritivos

DÍLI – O Relatório Fill the Nutrient Gap (FNG) do Programa Alimentar Mundial (PAM) e Conselho Nacional de Segurança e Soberania de Alimentos e de Nutrição em Timor-Leste (KONSSANTIL, em tétum) lançado no Hotel Timor, indica que a esmagadora maioria dos agregados familiares timorenses, principalmente as mulheres, crianças e adolescentes, consome alimentos pouco nutritivos e com pouca variedade.

O documento é o resultado da análise feita sobre o tipo de alimentos consumidos por parte da população timorense mais vulnerável, com destaque para o acesso aos alimentos ricos em proteínas.

“As mulheres grávidas e as que amamentam estão em risco de má nutrição, enquanto as adolescentes podem sofrer da deficiência de micronutrientes”, refere a nota do PAM.

Apesar dos dados avançados, o relatório mostra que o Governo timorense tem posto em prática uma política que visa combater a má nutrição e fortalecer a proteção social no país.

“O KONSSANTIL e o WFP esforçar-se-ão para apoiar o Executivo a fim de erradicar a fome em Timor-Leste. Esperamos que o relatório possa constituir uma espécie de guia que permite ao Governo timorense criar uma política mais efetiva de modo a que seja melhorada a situação nutritiva e a segurança alimentar da população”, referiu Dagen Liu, representante do PAM.

Já Justino dos Santos, Secretário do KONSSATIL, mostrou-se convicto de que o relatório permitirá ao Governo a execução de medidas que visam proporcionar aos diferentes agregados familiares o acesso a alimentos nutritivos.

O estudo foi patrocinado por várias organizações mundiais, como a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), Organização Mundial da Saúde (OMS), União Europeia (UE), Agência Coreana de Cooperação Internacional (KOICA) e Agência de cooperação norte-americana (USAID). Antónia Gusmão – Timor-Leste in “Tatoli”

Sem comentários:

Enviar um comentário