Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

Casamansa - Contribuição: Paz em primeiro lugar, o resto depois



O governo de Macky Sall mais uma vez cometeu um grave erro ao conceder uma licença de exploração de petróleo ao promotor chinês CNOOC para exploração de petróleo e gás na costa da Casamansa, em Cabo Roxo, adjacente à fronteira com a Guiné-Bissau e isso, num contexto de incertezas de segurança, tanto na Guiné-Bissau quanto em Casamansa.

O promotor chinês empreenderá, assim, atividades de perfuração no bloco AGC profundo, após a audiência pública que ocorreu nos últimos dias. Para uma melhor segurança dos investimentos, a melhor opção seria pacificar este espaço, conduzir uma boa política de conscientização, a fim de obter o apoio das populações potencialmente afetadas por este projeto.

Caso contrário, receamos que esta exploração reacenda uma tensão já perceptível na Guiné-Bissau (incertezas após a eleição presidencial), mas também na Casamansa, onde o MFDC tem a palavra. A exploração de recursos naturais é um fator agravante de conflitos. Daí a necessidade de ser realista. Vamos evitar iniciativas precipitadas que possam abrir novas frentes (os eventos de Boffa ainda estão frescos nas nossas memórias). Abdou Sané – Casamansa in “Journal du Pays”

Abdou Sané - Antigo deputado, Conselheiro Departamental de Ziguinchor, Presidente do Meio Ambiente, Planeamento Regional, Comissão de Planeamento Urbano e Habitação.

E-mail: abdousanegnanthio@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário