Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Guiné-Bissau - Conselho de Segurança renova último mandato de missão política

O Conselho de Segurança das Nações Unidas adoptou esta sexta-feira por unanimidade a extensão do mandato do Escritório Integrado de Construção da Paz da ONU na Guiné-Bissau, Uniogbis, até 31 de dezembro.

A resolução 2512/2020 prevê que a missão política termine o mandato em território guineense este ano. Em 1999, a ONU iniciou as operações neste formato com o então Escritório de Apoio à Construção da Paz das Nações Unidas na Guiné-Bissau.

Prorrogação

O projeto de resolução foi elaborado pelo Níger. Em discurso no Conselho, o embaixador nigerino junto à organização, Adbou Abarry, falou da preocupação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, CEDEAO, com a atual situação política.

Destacou que a prorrogação do mandato até ao fim do ano envia um bom sinal ao povo da Guiné-Bissau e pediu “um jogo limpo” aos políticos.

Dois meses após a segunda volta das eleições presidenciais, ainda se aguarda o desfecho do processo eleitoral.

O Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, PAIGC, reclamou sobre irregularidades ao Supremo Tribunal de Justiça. A instituição deu ordens à Comissão Nacional Eleitoral, CNE, para a recontagem dos votos. O PAIGC defende que as autoridades eleitorais não cumpriram totalmente as ordens judiciais.

Nesta quinta-feira, agências de notícias informaram que ocorreu uma “cerimónia simbólica” de tomada de posse do candidato Umaro Sissoco Embaló, declarado pela CNE como vencedor da eleição.

Tensões

Na resolução, o Conselho revela preocupação com a situação política e apela aos envolvidos que se abstenham de “ações e declarações que possam atrapalhar o processo político, aumentar tensões ou incitar discriminação, ódio ou violência”.

O documento destaca que o órgão está disposto a tomar as medidas apropriadas para responder a novos eventos. A resolução destaca ainda o compromisso do órgão em fazer uma possível avaliação das sanções, com base nas recomendações do relatório do secretário-geral.

Nos próximos cinco meses, um parecer do chefe das Nações Unidas deve incluir dados sobre a implementação desta resolução, o processo de levantamento a ser feito e a transição do Uniogbis.

A resolução incentiva o apoio internacional aos esforços da Guiné-Bissau para abordar as causas profundas da instabilidade no processo de transição, a criação de uma plataforma para análise conjunta e compreensão dos desafios do país.

Defesa e Segurança

O Conselho incentiva o governo a implementar reformas da Constituição, da Lei Eleitoral, do Quadro Legal sobre Partidos Políticos, do setor de defesa e segurança e da justiça.

A resolução apoia os esforços contínuos do governo da Guiné-Bissau para garantir um eficaz controlo civil e supervisão de forças de segurança destaca que é importante continuar nessa direção para garantir o funcionamento das instituições. ONU News – Nações Unidas

Sem comentários:

Enviar um comentário