Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Macau - “Poética Urbana” em 100 fotografias

Intitula-se “Poética Urbana” e é o novo livro do fotojornalista Gonçalo Lobo Pinheiro, que vai ser lançado no sábado, às 18h30, na Livraria Portuguesa. “Este projecto é o resultado de cinco anos – três dos quais em plena pandemia de Covid-19 – a divagar pelas ruas de Macau. De manhã à noite, com sol ou com chuva, com mais ou menos luz, estas 100 fotografias representam a escolha final da minha visão do quotidiano contemporâneo citadino do território que me acolheu há mais de 14 anos”, disse o autor, citado em comunicado.



Com design desenvolvido por Marta Gregório, a obra reúne fotografias de rua a cores que “revelam o olhar sensível e artístico do autor sobre a vida urbana do território chinês”. O livro conta ainda com um prefácio assinado pela fotojornalista norte-americana Andrea Star Reese, que descreve o trabalho de Gonçalo Lobo Pinheiro como “uma exploração poética do quotidiano”.

“Poética Urbana é a súmula de momentos diversos, maioritariamente vividos e captados nos bairros antigos do território, onde ainda se consegue sentir aquele pulsar especial de uma Macau que pouco ou quase nada existe, mas que, ainda assim, teima, e bem, em desaparecer por completo. A minha forma de estar e encarar as ruas de Macau, 25 anos depois da transferência de administração de Macau, de Portugal para a China, é mais um testemunho do meu amor pelo território”, referiu ainda Gonçalo Lobo Pinheiro.

Em simultâneo ao lançamento, será inaugurada uma exposição com 20 imagens seleccionadas do livro, também na galeria da Livraria Portuguesa. A mostra estará patente ao público até 29 de Dezembro.

O livro e a exposição terão também um momento especial em Portugal, com um evento agendado para Fevereiro de 2025, na Galeria Malangatana do ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, localizado em Alfama, o bairro de Lisboa de onde é natural o autor. In “Jornal Tribuna de Macau” - Macau


Sem comentários:

Enviar um comentário