O 5.º aniversário do Instituto Confúcio na Universidade do Porto foi comemorado no dia 7 de dezembro, no Instituto Pernambuco Porto
Desde a sua fundação, em 2019, o Instituto Confúcio na Universidade do Porto já ensinou mandarim a mais de 250 pessoas, para além de ter difundido a cultura chinesa através de dezenas de atividades abertas à população. Números que traduzem uma colaboração “frutuosa” e que foram celebrados, no passado dia 7 de dezembro, durante a sessão comemorativa do quinto aniversário daquele Instituto, realizada no Instituto Pernambuco Porto.
Resultado de uma parceria entre a Universidade do Porto e a Guangdong University of Foreign Studies, o Instituto Confúcio na U.Porto foi inaugurado em maio de 2019, com o propósito de alargar os horizontes culturais dos estudantes e estreitar as relações de cooperação entre a Universidade e a China.
Além da realização de cursos de língua e cultura chinesa, o Instituto promove várias atividades relacionadas com a cultura luso-chinesa junto da população, incluindo sessões de cinema, exposições de arte, feiras do livro, cursos de culinária, de caligrafia, de dança e artes marciais.
“Ao fim de cinco anos muito frutuosos, podemos dizer que passámos a primeira infância. Criaram-se as estruturas e estabilizámos o corpo docente e um conjunto de mecanismos que nos vão permitir consolidar esta relação cultural e educativa”, destaca Sónia Valente Rodrigues, Pró-Reitora da U.Porto responsável pelos pelouros da Inovação Pedagógica, Melhoria Contínua e Promoção da Língua Portuguesa e representante da Universidade na direção do Instituto Confúcio.
Olhando para o passado, mas também para o futuro, Sónia Valente Rodrigues lembra que “a cidade e a Universidade do Porto sempre foram voltadas para internacionalização, sendo que esta relação com a Ásia e, especificamente, com a China, é ancestral”. Nesse sentido, “é muito importante para nós manter estas relações que vêm de longe, mas que se mantêm prósperas para o futuro”, projeta.
O Reitor da U.Porto, António de Sousa Pereira, foi uma das várias personalidades que marcaram presença na sessão comemorativa dos cinco anos do Instituto Confúcio na U.Porto. Presente esteve também o Embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, que atribuiu recentemente à Universidade o “Prémio de Contribuição para os Intercâmbios Humanísticos Sino-Portugueses”.
Durante o evento, foi ainda lançado o novo portal do Instituto Confúcio na U.Porto. Universidade do Porto - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário