Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

domingo, 22 de dezembro de 2024

Angola - Escritora lança a obra infantil “Os segredos dos meninos mágicos”

A escritora Gizela de Brito lançou e comercializou sexta-feira, no auditório da Biblioteca provincial do Huambo, a sua obra infantil intitulada “Os segredos dos meninos mágicos"



O livro que está resumido em três contos, com um total de 104 páginas, serve para levar os amantes da literatura a viajar sobre os desafios que se impõem na educação e no futuro das crianças.

Segundo revelou a escritora, Gizela de Brito cada um dos três contos, narra a história de uma criança do sexo masculino, que no seu universo estava envolvido na convivência com as áreas rurais, florestas e desertas.

Gizela de Brito disse que “Os segredos dos meninos mágicos”, constitui a primeira obra a solo, mas tem várias participações em colectâneas de alguns escritores dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

A escritora sublinhou que o livro de contos, retrata a vivência das crianças dos municípios do Huambo, Bailundo e da província vizinha do Bié, que fizeram o universo na sua inspiração, fruto de algumas pesquisas que a autora realizou nessas localidades.

Gizela de Brito revelou que o curso da natureza, as crenças religiosas e o imaginário africano, ofereceram pistas, para a autora reflectir sobre a obra literária por via da observação e auscultação.

A escritora acrescentou que os contos da sua obra, além de entreterem, abrem uma janela para a alma de um continente repleto de vida e mistérios, onde o passado e o presente, se entrelaçam de uma maneira mágica e indissolúvel.

Gizela de Brito prometeu que no próximo ano vai lançar igualmente duas obras literárias da classe infantil, já em fase de conclusão, uma delas vai tratar sobre a vida dos meninos do Huambo, um conto misto entre uma criança que atravessa o universo africano, para Europa, que estão a ser trabalhados numa das editoras Infanto-juvenil de Portugal.

A escritora incentivou a população do Huambo e não só, o gosto e hábito pela leitura, por propiciar o aumento do conhecimento e capacidade intelectual do cidadão.

No final da sua actividade Gizela de Brito ofereceu cerca de 60 livros de diversos géneros literários à Biblioteca Provincial do Huambo, para apetrechar a instituição.

A directora da Biblioteca Provincial, Herodina Afonso agradeceu pela doação, tendo afirmado que Gizela de Brito é uma benfeitora fiel da sua instituição, uma vez que em todos os anos oferece livros de diferentes áreas do saber.

A responsável apelou aos demais cidadãos, para que doem mais livros, para enriquecer o acervo bibliográfico da Biblioteca. Marcelino Wambo – Angola in “Jornal de Angola”


Sem comentários:

Enviar um comentário