A Associação de Estudantes de Macau no Porto (AEMP) foi recentemente criada para apoiar os residentes do território que estudam naquela cidade portuguesa. Em declarações ao Ponto Final, Dinis Ka Chon Chan, presidente da AEMP, salientou as dificuldades que os estudantes de Macau enfrentam no Porto, especialmente devido à distância dos recursos, e afirmou que tem havido uma falta de apoio nos últimos meses, que a associação pretende resolver
A Associação de Estudantes de Macau no Porto (AEMP) foi formada este ano com o objectivo de criar uma comunidade de apoio aos residentes de Macau que estudam naquela cidade do Norte de Portugal. A associação está aberta a todos os residentes de Macau que estudem, participem em programas de intercâmbio ou efectuem estágios na cidade, estando a sua sede localizada no Edifício da Federação dos Jardins, na Rua de Ferreira do Amaral.
Dinis Ka Chon Chan, presidente da AEMP, salientou a importância desta iniciativa. Ao Ponto Final, Chan referiu que a ideia da associação já vinha a ser pensada há algum tempo, sobretudo porque cada vez mais jovens de Macau estão a estudar no Porto. “Quando cheguei ao Porto, apercebi-me de que muitas coisas aqui são bastante diferentes”, explicou Chan, acrescentando: “Temos cada vez mais estudantes de Macau a estudar em Portugal, no Porto, a comunidade está a ganhar forma”.
O principal propósito da associação é fomentar as ligações entre os estudantes e proporcionar uma plataforma de intercâmbio cultural. Chan salientou os desafios enfrentados pelos estudantes de Macau no Porto, particularmente devido à distância geográfica dos recursos e do apoio, tipicamente mais disponíveis em Lisboa. “O Porto está muito longe de qualquer apoio directo, faltou apoio este ano, nos últimos meses”, relatou.
Em resposta a estes desafios, a AEMP tem organizado eventos no sentido de promover a solidariedade e o apoio entre os seus membros. Um dos principais eventos é o “Sente-te em Casa!”, que terá lugar este mês e é uma actividade de Natal co-organizada com o Gabinete de Estudantes Internacionais da União Europeia. Esta iniciativa convida os estudantes de Macau a viverem o ambiente festivo de uma família portuguesa, partilhando o jantar de Natal numa casa local nos dias 24 ou 25 de Dezembro. A meta do evento é colmatar as lacunas dos estudantes que se sentem isolados durante as férias, uma vez que muitos não podem regressar a casa.
A associação planeia também responder às necessidades mais amplas dos estudantes de Macau no Porto. Chan referiu que a comunidade é diversificada, com estudantes a frequentar várias instituições e a enfrentar diferentes desafios. “O registo é sempre muito diferente”, disse, reiterando: “Sentimos uma grande necessidade de criar algum apoio para os estudantes que estão longe de casa”.
A AEMP pretende ainda organizar encontros sociais ao longo do próximo ano. Estas actividades têm como objectivo não só ajudar os estudantes a adaptarem-se à vida no Porto, como também lhes permitirão partilhar a sua própria cultura com outros, enriquecendo a comunidade local. Chan sublinhou a importância da solidariedade entre a diáspora de Macau em Portugal, nomeadamente entre alunos. “É importante reunirmos os estudantes, que estão muito espalhados, para promover a solidariedade prestar apoio e responder a eventuais crises”, afirmou. Guiomar Salema – Macau in “Ponto Final”
Sem comentários:
Enviar um comentário