Entre hoje, dia 5, e amanhã 6 de dezembro, o Instituto Internacional da Língua Portuguesa organiza a I Reunião do Grupo Multilateral de Reflexão sobre a Língua Portuguesa (GMR-LP/IILP), que reúne, na sede do IILP, instituições e serviços que, nos Estados-Membros da CPLP e em regiões de língua oficial portuguesa, têm competências ou prestam assessoria na definição de políticas públicas para o uso, a promoção e difusão da língua portuguesa.
Alinhando-se com a missão da instituição, a criação deste Grupo sob a égide do IILP visa promover uma gestão mais multilateral em matérias concretas de política e de planejamento linguístico da língua portuguesa a que estas reuniões se dedicarão, constituindo os encontros que a iniciativa do IILP institui uma oportunidade de aperfeiçoamento dos mecanismos pelos quais essa gestão se pode processar.
Contando, na abertura dos trabalhos, com a presença do Ministro de Educação de Cabo Verde, Dr. Amadeu Cruz, a I Reunião do GMR-LP/IILP tem a participação de representantes de Angola (Academia Angolana de Letras e Ministério da Educação), Brasil (Academia Brasileira de Letras), Cabo Verde (Ministério da Educação), Portugal (Academia de Ciências de Lisboa) e de Timor-Leste (Ministério da Educação e MNE).
Também conta com a presença de uma delegação da Região Administrativa Especial de Macau (através da Direção de Serviços de Educação, Desenvolvimento e Juventude do Executivo da RAEM), pela primeira vez envolvida a este nível em ações do IILP.
Conforme a agenda de trabalho, para além da partilha de informação sobre o panorama do ensino do Português em cada país, a partir de práticas nacionais em matérias como os processos de renovação do léxico, serão analisados possíveis mecanismos de articulação e de definição de critérios comuns.
A criação do GMR-LP/IILP e a reunião que agora decorre fecham a atividade do IILP em 2024, que constituiu um ano de grande incremento na intervenção da instituição. O IILP concluiu ou tem em curso 28 dos programas previstos no seu plano de atividades, que se traduziram em mais de 50 projetos e ações, abrangendo 8 dos países da CPLP. In “Mundo Lusíada” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário