No dia 11 de dezembro, às 19h, a Embaixada de Portugal e o Camões Brasília, em parceria com o Ministério da Cultura do Brasil, promovem o lançamento da publicação Museu Nacional: Passado, Presente e Futuro, uma obra que resgata a história, celebra o presente e projeta o futuro da primeira instituição científica do Brasil.
Organizada pelo diretor do Museu Nacional, Alexander Kellner e por Maria Gabriela Evangelista, Mariáh Martins e Regina Dantas, a publicação reúne 11 capítulos que traçam a rica história do Museu ao longo de quase dois séculos e apresentam as ações realizadas após o incêndio de 2018, projetando o futuro da instituição.
As Ministras da Cultura do Brasil e de Portugal, Margareth Menezes e Dalila Rodrigues, respectivamente, prefaciam esta publicação, destacando a relevância do patrimônio cultural compartilhado entre os dois países.
O lançamento do livro conta com a participação do Embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, da Vice-diretora do Museu Nacional, Andrea Costa, da Ministra da Cultura de Portugal, Dalila Rodrigues (mensagem gravada) e da Ministra da Cultura do Brasil, Margareth Menezes.
Segue-se uma mesa-redonda dedicada à publicação com a participação das autoras Maria Gabriela Evangelista, Mariáh Martins e Regina Dantas. A mediação está a cargo da arquiteta Luiza Coelho.
A publicação Museu Nacional: Passado, Presente e Futuro foi realizada graças ao apoio do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Camões-CCP Brasília.
Sobre os autores:
•Alexander Kellner, Diretor do Museu desde 2018, é paleontólogo com doutorado pela Columbia University e atua no Museu Nacional desde 1997.
•Maria Gabriela Evangelista, Mestre em História das Ciências, é doutoranda em Memória Social e coordena o Núcleo de Comunicação e Eventos do Museu.
•Mariáh Martins, Doutora em História das Ciências, é Chefe de Gabinete da Direção do Museu e desenvolve pesquisas em preservação do patrimônio cultural.
•Regina Dantas, Doutora em História das Ciências, é professora colaboradora do Museu Nacional e tem vasta experiência em História das Instituições Científicas Brasileiras. In “Mundo Lusíada” - Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário