Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Angola - Fragata de Morais lança livro de contos

“A Senhora Sunflower e outros contos” é o título da nova obra literária do escritor Fragata de Morais, cujo lançamento acontece, amanhã, 05 de Dezembro, às 16h00, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda



Em declarações ao Jornal de Angola, Fragata de Morais disse que a obra chega ao mercado com a chancela da Mayamba Editora, com uma tiragem inicial de mil exemplares. O autor avançou que o livro “A Senhora Sunflower e outros contos” apenas terá uma sessão de vendas e assinatura de autógrafos na província de Luanda, devido ao elevado custo que acarreta a deslocação às outras províncias do país.

O escritor deu ainda a conhecer que o livro vai ser publicado no Brasil, no próximo ano, numa versão português-umbundu, cuja tradução está a ser feita pela Doutora Miraldina Jamba. O contrato, revelou, já foi celebrado entre o escritor a editora brasileira que vai publicar a obra literária.

Para o escritor José Luís Mendonça, que vai fazer a apresentação do livro, “A Senhora Sunflower e outros contos” pode, à segunda leitura, revelar-se um acto único de uma peça de teatro, em 12 cenas fantásticas, não tanto por o autor ter começado a sua lide literária pelo teatro e nutrir até hoje uma certa fidelidade às artes cénicas, mas porque as 12 estórias do livro se amarram umas nas outras.

Com essa obra, explicou, Fragata de Morais traz à reflexão o grande problema da imposição da cosmovisão cristã ocidental, através das missões e os seus missionários, como o casal Sunflower.

Na óptica do autor do “Reino das Casuarinas”, a primeira estória que dá título à antologia e a última, “O ovo da avestruz”, são duas estórias onde está um lençol mitológico que demarca um mundo a cair cada vez mais no limbo do chamado património cultural imaterial, coisa de livro e de museu.

De acordo com o também jornalista, Fragata de Morais recuperou esse património para a literatura, um outro campo também em perigo, pelo efeito do fenómeno da desleitura que enferma a sociedade humana do século XXI.

A desleitura, salientou, é um problema muito pertinente, quando se vê muitos jovens ignorantes sobre a História dos reinos destruídos à força dos canhões pelo colonialismo, mas autênticos sábios da História de um pequeno povo do Médio Oriente, os judeus, um caso para reflectir.

Perfil do autor

Fragata de Morais, de nome próprio Manuel Augusto Fragata de Morais, nasceu no Uíge a 16 de Novembro de 1941. Pelo seu contributo à literatura nacional, com um rico percurso na arte de escrever, foi homenageado na passada sexta-feira, na IV edição do programa “O Escritor e a sua Época”. Mário Cohen – Angola in “Jornal de Angola”


Sem comentários:

Enviar um comentário