Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2024

Angola – Escritor Joel Barceleiro lança "Contos d’Alma", uma colectânea de narrativas

“Contos d’Alma” é o título do livro da autoria do escritor Joel Barceleiro, a ser lançado, sábado, 14, às 16h30, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda



Segundo Adelino Chiwale, director-geral da Satchi Editora, responsável pela edição do livro, a obra literária tem 90 páginas, retratando o poder que as palavras têm de transportar para universos paralelos, onde a imaginação e a realidade se entrelaçam em tramas capazes de tocar a alma. “É exactamente isso que ‘Contos d'Alma’, de Joel Barceleiro, oferece, uma viagem literária profunda e transformadora, guiada por narrativas que ressoam com a essência humana”, realçou Adelino Chiwale.

Em cada uma das histórias desta colectânea, sublinhou, encontram-se personagens que transcendem as suas realidades para apresentar questões atemporais, “Quem somos diante das adversidades”? “Qual é o valor da perseverança, do amor e dos sonhos”? Essas perguntas não são apenas filosóficas, são práticas e habitam os corredores da vida de cada um”, acrescentou.

Para o editor, Joel Barceleiro guia os leitores por oito contos marcados pela riqueza cultural e social de Angola, ambientados em cenários que mesclam a força do quotidiano com a poesia dos sentimentos. “Ana, a peixeira que transforma a sua luta em poesia; João, que vê na simplicidade das ruas a profundidade da sabedoria; e o menino sonhador, que encontra na imaginação a força para superar as dificuldades, são apenas alguns dos exemplos que mostram a habilidade do autor em criar protagonistas que espelham as nossas próprias histórias”, contou.

O director-geral da Satchi Editora frisou que o livro é mais do que uma colectânea de contos, pois, como afirmou, “é um convite à introspecção, à empatia e à celebração da resiliência humana”.

“Ao leitor, deixo um conselho, mergulhe nas páginas deste livro com a mente aberta e o coração disposto, permita-se viajar pelos sonhos, dores e conquistas de cada personagem. ‘Contos d'Alma’ é, sem dúvida, uma obra indispensável para quem busca entender mais sobre a vida, os outros e, principalmente, sobre si mesmo”, concluiu.

Processo de edição

Adelino Chiwale, da Satchi Editora, garantiu, ao Jornal de Angola, que o processo de edição do livro foi uma jornada rica em desafios e aprendizagem, onde cada etapa foi cuidadosamente pensada para garantir que a essência da obra fosse mantida e apresentada com excelência. “O processo de edição resume-se, nomeadamente, em avaliação inicial do manuscrito, revisão técnica e literária, correcção gramatical e ortográfica, verificação de erros de digitação, gramática e estilo, consistência narrativa, ajustes para assegurar continuidade, clareza e ritmo e a adequação cultural. Garantia de que as nuances culturais de Angola fossem fielmente representadas, respeitando a autenticidade das histórias”.

Sobre o autor

Joel Denilson Adão Barceleiro, filho do Rangel, nascido a 22 de Abril de 1998, na cidade de Luanda. Apaixonado pela arte da escrita, estreou-se como poeta, cronista e contista, tendo isso servido como exercício para aperfeiçoamento na escrita. Tem publicado os livros em formato E-book “Diário de um pobre solitário”, “Palavras soltas” e “Minhas Malambas”.

Participou na antologia virtual “Pachamama”, publicada por Escritores Eleutheros, na Argentina, em 2020; na antologia virtual “Palabras al Viento” em homenagem a César Egido, na Argentina, Novembro do mesmo ano, realizado pela Fundação César Egido Serrano - Museu de la Palabra, entre outras antologias digitais.

Joel Barceleiro é licenciado em Economia pela Universidade Kimpa Vita - Uíge, e trabalhou como técnico na Direcção de Recursos Humanos do Ministério das Relações Exteriores de Angola. Actualmente é funcionário do Ministério das Relações Exteriores, concretamente no Gabinete de Estudos e Análises Estratégicas (GEAE). Amilda Tibéria – Angola in “Jornal de Angola”


Sem comentários:

Enviar um comentário