Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Macau - Serão Macaense e lançamento de livro no Instituto Internacional de Macau

No dia 30 de Dezembro terá lugar no Instituto Internacional de Macau (IIM) um serão macaense, a partir das 18h30, com o lançamento de dois livros recentemente publicados, “Patuá para todos – Um guia de auto-estudo” e “Memórias de Macau: Homenagens em Lisboa a três notáveis figuras da nossa literatura”. Ambas as publicações são apoiadas pelo Fundo de Desenvolvimento Cultural, com o objectivo de promover a cultura e a literatura macaense.



O primeiro livro, “Patuá para todos – Um guia de auto-estudo”, é da autoria de Elisabela Larrea e Carolina Nogueira. Este guia de auto-estudo sobre o patuá, didático e ilustrado, destina-se a principiantes interessados em aprender a língua. O livro oferece explicações em chinês, em português e em inglês, tornando-o acessível a um público mais vasto. O livro fornece ainda aplicações práticas e exercícios, juntamente com informações sobre a cultura macaense, ajudando os alunos e leitores a apreciar o contexto do patuá de Macau.

A segunda publicação, “Memórias de Macau: Homenagens em Lisboa a três notáveis figuras da nossa literatura”, apresenta um conjunto de homenagens organizadas pelo IIM, em Outubro. Nestas sessões foram homenageados António Aresta, investigador e escritor dedicado à cultura de Macau e à cultura chinesa, Henrique de Senna Fernandes, advogado e gestor cultural, e J. J. Monteiro, reconhecido como o mais importante poeta popular português de Macau, cuja obra póstuma “Vulgaridades” é apresentada nesta edição. Este volume inclui ainda testemunhos e gravações de Celina Veiga de Oliveira, José Rocha Diniz e Jorge Rangel, que prefaciou a obra.

O evento de lançamento, aberto ao público, contará com a apresentação das autoras Elisabela Larrea e Carolina Nogueira e será moderado por António Monteiro, secretário-geral do IIM. In “Ponto Final” - Macau


Sem comentários:

Enviar um comentário