O Centro de Investigação da Terra e do Espaço da Universidade de Coimbra (CITEUC) vai dinamizar esta quarta-feira, dia 11 de dezembro, o seminário “Geopolítica do Espaço Sideral”. A sessão terá lugar no Observatório Geofísico e Astronómico (OGA) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC (FCTUC), pelas 16h30.
«O Espaço Sideral, Espaço Exterior ou, simplesmente, Espaço, refere-se ao domínio 100km acima do nível médio das águas, embora não haja uma fronteira definida internacionalmente. Atualmente, é reconhecido como domínio operacional por muitos Estados e Organizações, como a NATO, por exemplo», explica Pedro Costa, chefe do Centro de Operações Espaciais da Força Aérea Portuguesa (FAP) e palestrante do evento.
De acordo com Pedro Costa, «o Espaço Sideral assume uma importância estratégica crescente para os Estados, do ponto de vista das suas economias, mas também no que concerne à capacidade de influenciar na cena internacional. O Espaço representa Poder, o que motiva a edificação de teorias que procuram explicar as ações acometidas pelo Homem neste que é o novo domínio operacional para a Segurança e Defesa».
Assim, esta sessão tem como objetivo dar a conhecer mais sobre o Espaço Sideral e a sua importância para a sociedade em geral e, em particular, para o domínio da Segurança e Defesa. Pretende-se ainda que esta sessão seja um momento de aproximação entre instituições, permitindo mostrar os recentes desenvolvimentos na Força Aérea Portuguesa em matéria de integração do Espaço na atividade operacional.
«O seminário “Geopolítica do Espaço Sideral” realçará a importância da ligação entre a Academia e as Forças Armadas em áreas estratégicas, como Aeronáutica, Espaço e Defesa, envolvendo possíveis colaborações a nível de projetos e teses», termina Teresa Seixas, docente na Universidade do Porto e investigadora do CITEUC. Universidade de Coimbra - Portugal
Sem comentários:
Enviar um comentário