Díli
– O projeto “Turizmu ba Ema Hotu” da Agência dos Estados Unidos para o
Desenvolvimento (USAID, em inglês), as empresas de turismo em Timor-Leste e o
Ministério do Turismo, Comércio e Indústria (MTCI) lançaram uma campanha ligado
ao Turismo Doméstico sob o lema “Ha’u-nia TimorLeste”, que tem lugar entre
agosto e dezembro deste ano.
O
objetivo da campanha é incentivar todos os cidadãos timorenses a se tornarem turistas
no seu próprio país. Além disso, passa por convidar os turistas locais a despenderem
dinheiro em restaurantes e em empresas ligadas ao turismo. Pretende igualmente
sensibilizar os cidadãos timorenses para o papel do turismo, ajudar as empresas
turísticas a manterem o seu negócio e a melhorarem a qualidade do trabalho na
promoção dos seus produtos.
O
Diretor da Associação de Hotelaria de Timor-Leste, Tony Jape, recordou que
durante a crise sanitária provocada pela covid-19, vários países começaram a
apostar fortemente no setor do turismo doméstico para auxiliarem as empresas de
turismo a impulsionar o seu negócio e a ultrapassar a crise da covid-19.
“Timor-Leste
deve seguir este exemplo. Através da campanha do Turismo Doméstico, podemos
criar novas atrações turísticas para todos os clientes timorenses. Todos os municípios
vão participar e tirar proveito desta iniciativa”, afirmou.
Segundo
Tony Jape, caso o país aproveite a oportunidade para desenvolver e melhorar a
sua oferta doméstica em contexto de crise, Timor-Leste estará numa ótima posição
para competir no mercado internacional.
Ainda
no que diz respeito à campanha do Turismo Doméstico, esta visa criar uma onda
de solidariedade nacional em torno das empresas de turismo, fomentando o sentimento
de amor o país por meio de visitas turísticas e, simultaneamente, promover a
beleza e o encanto que o país oferece.
O
alvo da campanha intitulada #HauNiaTimorLeste é fazer chegar a cerca de 1,3 milhões
de pessoas, o equivalente ao número de habitantes de Timor-Leste, através do
recurso às redes sociais no sentido de convencer todas as pessoas a visitarem
as atrações turísticas em cada fim de semana, auxiliando, desta forma, as
empresas de turismo e promovendo a circulação de dinheiro no país.
“Promovemos (hashtag)
#HauNiaTimorLeste no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais. A
ideia é incentivar todas as pessoas em Timor-Leste a tirarem fotografias, sejam
selfies sejam imagens sobre a gastronomia e aventuras para serem publicadas em
#HauNiaTimorLeste”, concluiu. Nelia Fernandes – Timor-Leste in “Tatoli”
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