Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Portugal - A arte pelas mãos de Nelson Mandela está exposta em Évora Monte

Até 30 de junho pode a exposição ‘House of Mandela Art’, que reúne desenhos e pinturas do carismático líder sul-africano Nelson Mandela, pode ser vista em vários locais da vila alentejana de Évora Monte, concelho de Estremoz, no Alentejo.

As gravuras assinadas de Nelson Mandela estão expostas em cinco locais distintos do centro histórico de Évora Monte: a Torre Paço Ducal, na cafetaria do ‘The Place’, na loja de artesanato Celeiro Comum, na Andar a Monte (antiga Cadeia) e na galeria de arte Silveirinha (Antiga Casa da Câmara), estando patentes das 11h às 18h horas, com alguns locais a fecharem à segunda feira.

Constituída por duas séries de desenhos e pinturas – a ‘Série Luta’ e a ‘Série Ilha Robben’ -, a exposição reúne 36 obras da coleção da fundação ‘House of Mandela Art’.

“Ainda que a idade nos transforme em guias mais sábios… é a juventude que nos faz lembrar do amor, da confiança e do valor da vida”, escreveu o líder sul-africano.

Na Torre/Paço estão expostas as primeiras obras de Nelson Mandela, a Série Luta (‘Struggle Series’), constituída por cinco desenhos que sintetizam a história da sua vida: o Punho Cerrado, que representa os anos de luta; a Prisão – “as suas mãos atadas que simbolizam o seu encarceramento durante 27 anos, a liberdade”; o partir os grilhões; a Unidade – “Nelson Mandela não se limitou a unir a sua nação e continente, tendo estendido a sua mão de amizade a todo o mundo”; e a Mão – “a sua mão estendida na direção da mão de uma criança, refletindo a sua crença nos mais jovens”, destaca um comunicado divulgado da organização de exposição.



Artistas portugueses convidados

Como entidade promotora, a ‘House of Mandela Art’ convidou dois artistas portugueses para participarem no tema ‘Unity’ (Unidade), que resulta da interpretação da Série Luta por diversos artistas.

“Dois artistas nacionais, de diferentes gerações, irão desenvolver ao vivo no castelo, nos fins de semana do período da exposição, as suas criações tendo por base este conjunto de desenhos. Estas gravuras serão assinadas pelos próprios e colocadas à venda no site da Nelson Mandela Art, e as receitas serão partilhadas entre o artista e a Nelson Mandela Art Charity”, explica o comunicado da organização de exposição.

Em 2002, Nelson Mandela criou uma série de gravuras, a ‘Série Ilha Robben’, que evocam o tempo que passou em Robben Island, onde regressou para melhor capturar a sua essência.

As gravuras foram pintadas no seu estilo singular, com cores garridas, numa série de trabalhos intitulados a ‘A cela’, ‘A janela’, ‘A igreja’, ‘O farol’ e ‘O porto’. Nelson Mandela escreveu também sobre a motivação subjacente a estas obras.

Depois da ‘Série Luta’ e da ‘Série Ilha Robben’, Mandela dedicou-se a este seu talento recém-descoberto. “Posso transmitir tanta coisa com estes simples desenhos à base de linhas. Por que é que escreveria outro livro, quando posso contar histórias nos meus desenhos?”, disse ao seu professor de artes.

Inspirando na Série Luta, Nelson Mandela viria a criar mais 46 obras originais.

A exposição de obras de Nelson Mandela é promovida pela fundação ‘House of Mandela Art’, por intermédio de Mitch Webber, hoteleiro sul-africano radicado em Évora Monte, com o apoio da Câmara Municipal de Estremoz, da Junta de Freguesia de Évora Monte, do Turismo do Alentejo, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e da Delta Cafés.

As obras de Nelson Mandela podem ser consultadas aqui. In “Mundo Português” - Portugal

Sem comentários:

Enviar um comentário