Em junho, o Porto de Suape
recebe o primeiro serviço expresso de cabotagem de contêineres no Brasil, a
partir do início da operação de uma nova rota direta para o Porto de Santos. O
serviço Supex (Suape Express) terá frequência semanal, diminuindo o transit time (tempo de trânsito) para
três dias e sem parar em outro porto. Nas rotas atuais, o tempo de conexão
entre os dois portos chega a oito dias na subida e quatro dias na descida,
dependendo da linha de navegação e da companhia. O novo serviço de cabotagem
será realizado pela Mercosul Line, empresa subsidiária do Grupo CMA CGM, o
quarto maior armador de contêineres do mundo e que já opera outras duas rotas
de cabotagem em Suape. O navio da nova rota tem capacidade de transportar até 1300
TEUs.
“O nosso novo serviço de
cabotagem Supex será implantado em adição às nossas duas linhas marítimas
existentes: BRACO e PLATA. Esse serviço shuttle
vai favorecer nossos clientes a atingirem novas ambições de otimização da
cadeia de suprimentos. Otimizar os fluxos, custos e o tempo deles com uma
frequência adicional e um lead time
intermodal aprimorado será mais do que nunca nosso principal objetivo. O
posicionamento estratégico deste corredor central (trecho de 2700 quilômetros)
na costa brasileira permitirá aumentar a conectividade entre o Sul/Sudeste e o
Nordeste do País”, explica Peter Verheijen, vice-presidente de Trade e Sales da
Mercosul Line.
Segundo o executivo, a rota
Supex contribui para um tráfego rodoviário mais seguro. “Supex trará forte
eficiência para um ambiente sustentável, sabendo que o modal marítimo emite
cinco vezes menos dióxido de carbono / tonelada / quilômetro transportado em
comparação ao modal rodoviário. Nossa previsão é que cerca de dois mil
caminhões por semana e 280 milhões de quilômetros por ano de tráfego rodoviário
sejam de fato retirados dos principais corredores logísticos no Brasil”,
reforça.
“Esse novo serviço expresso
entre Santos e Suape reforça a vocação do porto pernambucano como hub de distribuição para as regiões
Norte e Nordeste”, declara o presidente de Suape, Leonardo Cerquinho. A nova
rota vai incrementar o uso da cabotagem para escoamento de cargas entre o
Norte/Nordeste e Sul/Sudeste do país.
O serviço Suape Express
(Supex) contará com escalas semanais nos dois sentidos (Suape – Santos - Suape),
ou seja, o navio vai e volta carregado. No porto pernambucano, a embarcação
atracará no Tecon Suape. A Mercosul Line espera oferecer aos clientes uma
alternativa ao transporte rodoviário, atingindo grande número de destinos
terrestres conectados por vias ferroviárias ou rodoviárias. No Brasil, além de
Santos e Suape, a Mercosul Line também opera nos portos de Rio Grande (RS),
Paranaguá (PR), Itajaí (SC), Itaguaí (RJ), Salvador (BA), Pecém (CE) e Manaus
(AM).
"Estamos felizes em
receber esse novo serviço da Mercosul Line. Ele responde à demanda crescente de
transporte de carga nacional por via aquaviária. O potencial de crescimento de
volume é enorme. Além disso é uma grande oportunidade para Suape reforçar sua
posição estratégica, desta vez como distribuidor de cargas nacionalizadas para
o Nordeste do Brasil", comemora o presidente e CEO do Tecon Suape, Javier
Ramirez.
Conectado aos principais
portos no mundo, Suape é líder na movimentação de contêineres nas regiões Norte
e Nordeste do país e movimentou 454,7 mil TEUs em 2018. Lidera o ranking
nacional de transporte de cabotagem entre os portos públicos do Brasil, de
acordo com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Suape
encerrou o ano de 2018 na 5ª posição na movimentação portuária entre os 30
portos públicos brasileiros. In “Portos e Navios” Brasil
Sem comentários:
Enviar um comentário