Pintura Arq. Eduardo Moreira Santos, Lx (28.08.1904 - 23.04.1992)

quarta-feira, 8 de maio de 2019

Macau - Cerimónia de Encerramento do Colóquio sobre Gestão do Turismo, Convenções e Exposições para os Países de Língua Portuguesa



No passado dia 6 de Maio, realizou-se no Salão de Banquete do MGM Macau a Cerimónia de Encerramento e de Entrega de Certificados do “Colóquio sobre Gestão do Turismo, Convenções e Exposições para os Países de Língua Portuguesa”, organizado pelo Centro de Formação do Fórum de Macau em colaboração com a Universidade da Cidade de Macau.

O evento decorreu entre os dias 23 de Abril e 6 de Maio de 2019, e foi o primeiro colóquio a ser realizado pelo Centro de Formação do Fórum de Macau em 2019. Inscreveram-se 31 funcionários, representantes e gestores de diversas áreas, provenientes dos oito países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, nomeadamente Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, com intuito de receber formação em Macau.

No decorrer do colóquio, foram realizadas diversas actividades, tais como palestras, que evidenciaram temas como a estratégia “Um Centro, Uma Plataforma” para Macau, o reforço da cooperação inovadora entre os sectores do turismo e das convenções e exposições entre o Interior da China, Macau e os Países de Língua Portuguesa, assim como as oportunidades de desenvolvimento turístico da Grande Baía e da comunidade internacional, e a implementação da Iniciativa “Uma Faixa, Uma Rota”, etc.

Foram ainda efectuadas visitas às entidades envolvidas no colóquio, nomeadamente ao Secretariado Permanente do Fórum de Macau, à Direcção dos Serviços de Turismo e ao Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM); e visitas ao Centro de Exposição dos Produtos Alimentares dos Países de Língua Portuguesa, localizado na Praça do Tap Seac, a instalações de turismo e convenções e exposições, assim como a locais classificados como Património Mundial de Macau. Os participantes tiveram também a oportunidade de participar nas principais actividades da 7.ª Exposição Internacional de Turismo (Indústria) de Macau (MITE) e na Sessão de Apresentação dos Produtos Turísticos dos Países de Língua Portuguesa, onde foi promovido o intercâmbio por parte dos representantes de cada país participante, a promoção e divulgação temática sobre recursos e produtos turísticos, o desenvolvimento do sector de turismo, e a apresentação do ambiente de negócios e investimento dos vários países.

A Cerimónia de Encerramento deste Colóquio contou com a presença: da Secretária-Geral do Secretariado Permanente do Fórum de Macau, Dra. Xu Yingzhen; do Coordenador-Adjunto do Gabinete de Estudo das Políticas do Comissariado do Ministério dos Negócios Estrangeiros na RAEM, Dr. Jiang Xiaofan; da Cônsul-Geral da República de Angola na RAEM, Dra. Sofia Pegado da Silva; do Cônsul-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, Dr. Paulo Cunha Alves; da representante do Cônsul-Geral da República de Moçambique na RAEM, Dra. Celina Jacinto Mahoze Ncube; do Reitor da Universidade da Cidade de Macau, Prof. Zhang Shuguang; bem como dos Delegados dos Países de Língua Portuguesa junto do Fórum de Macau.

A Secretária-Geral, Dra. Xu Yingzhen, o Reitor da Universidade da Cidade de Macau, Prof. Zhang Shuguang, e a representante rotativa dos participantes no Colóquio, Dra. Catarina Raquel Mendonça Taborda, proferiram, respectivamente, discursos durante a cerimónia de encerramento do colóquio.

Durante o seu discurso, a Secretária-Geral, Dra. Xu Yingzhen, salientou que o reforço da promoção do intercâmbio e cooperação nas áreas do turismo, convenções e exposições é um trabalho essencial no âmbito do Fórum de Macau e também um dos objectivos principais na realização destes colóquios. Foram abordados temas diversos no decorrer do colóquio e organizada a participação na 7.ª Exposição Internacional de Turismo (Indústria) de Macau, onde se destacaram as excelentes intervenções por parte dos representantes de alguns países participantes deste colóquio.

Macau, com as suas características multiculturais e diversidade linguística, possui vantagens únicas na construção da cidade como um “Centro Mundial de Turismo e Lazer”. No fim do seu discurso, a Secretária-Geral apelou ao apoio contínuo dos participantes no colóquio ao desenvolvimento do Fórum de Macau e ao desenvolvimento da cooperação no campo dos sectores do turismo e das convenções e exposições entre a China e os Países de Língua Portuguesa através da Plataforma de Macau, por forma a promover o crescimento comum da China e dos Países de Língua Portuguesa. In “Fórum Macau” - Macau

Sem comentários:

Enviar um comentário